Descobrindo a Itália

piemonte

10 coisas imperdíveis para ver e fazer em Turim

Dicas do que fazer e o que ver em Turim, uma das cidades mais bonitas da Itália!

Turim… a pequena Paris“! A cidade é chamada assim pelo charme de suas praças, monumentos e cafés históricos que testemunham um passado muito rico e glorioso. De fato, por muito tempo, Turim foi a capital do Ducado dos Saboia e, após a unificação do país, também capital do Reino da Itália.

Mas Turim é, também, uma das cidades mais alternativas da Europa, capaz de se reinventar depois do final de uma longa era industrial. Uma nova geração transformou a antiga cidade-fábrica em um dos mais avançados cenários musicais, gastronômicos e artísticos da Itália. Em suma, é uma cidade que não entra nos circuitos tradicionais que o brasileiro que vem para a Itália geralmente escolhe, mas sem dúvida alguma merece a sua visita.

Eis então algumas dicas do que ver em Turim e o que fazer em um ou dois dias na cidade.

1. A Mole Antonelliana

Antes de mais nada, a Mole Antonelliana é o símbolo de Turim. E com seus 167,5 m de altura, pode ser vista de vários pontos da cidade. Devo dizer que me emocionei a primeira vez que a vi. Dobrei em uma rua e eis que me deparo de frente com ela, com toda a sua majestosidade. Em italiano a palavra “Mole” significa construção grandiosa e maciça. O restante do nome deriva do nome do arquiteto que a projetou, Alessandro Antonelli.

o que ver em turim: a mole

Mas o interessante é que a Mole foi comissionada pela comunidade hebraica de Turim e deveria ser uma sinagoga. Entretanto, o valor das despesas de construção aumentou muito e, por isso, a comunidade hebraica não teve mais condições de pagar. Dessa forma, a propriedade foi repassada à Prefeitura de Turim.

Posteriormente, no final das obras em 1889, a prefeitura decidiu que a Mole não seria mais uma sinagoga e sim um Museu do Ressurgimento Italiano.

Nos anos 60 foi construído o elevador panorâmico que nos leva até uma altura de 85 metros. Lá de cima é possível desfrutar de um panorama lindíssimo da cidade e dos Alpes.

Na base da Mole Antonelliana funciona o Museu do Cinema.

Uma dica: O Torino + Piemonte Card dá direito a entrada gratuita no Museu do Cinema e um desconto no preço do ingresso do elevador panorâmico!

2. A Piazza Castello

Coração do centro histórico de Turim, é na Piazza Castello que estão situados os principais monumentos da cidade, desde aqueles medievais, aos renascentistas e barrocos. Também é lá que estão o Palácio Real (os apartamentos e a armaria real podem ser visitados), o Palazzo Madama (lá dentro funciona o Museu de Arte Antiga e nele está exposto uma das obras-primas de Antonello da Messina), a Catedral, etc. Em poucas palavras, é um lugar que sempre estará na lista do que ver em Turim.

o que ver em turim
Palácio Real na Piazza Castello

Os católicos podem aproveitar e visitar a Catedral, onde está exposta uma cópia do Santo Sudário. Somente em ocasiões especiais, o original é exposto aos fiéis. A última vez que isso aconteceu foi entre abril e junho deste ano e durante este período, o Santo Sudário foi visto por mais de dois milhões de pessoas.

3. O que ver em Turim: o Museu Egípcio

O Museu Egípcio de Turim, com seus 10.000m² e cerca de 3500 repertos arqueológicos, é o mais antigo do mundo e o mais importante depois daquele do Cairo. O itinerário da visita se desenvolve em bem 2km nas salas do palácio da Accademia delle Scienze, ao longo dos quais é possível admirar tumbas, múmias, sarcófagos, estátuas, objetos de culto e de uso pessoal da época do Antigo Egito.

museu do egito turim italia
Detalhe da estátua central na Galeria dos Reis do Museu Egípcio de Turim.

Depois de cinco anos em reforma, o museu foi reinagurado em 2015. O Museu Egípcio é um dos museus mais incríveis que já visitei aqui na Itália e só ele já vale a inteira visita a Turim. Funciona todos os dias, das 8h30 às 19h30 (às segundas somente até as 14h).

Não deixe de ler: Como é o Museu Egípcio de Turim

4. A Basílica de Superga

A Basílica de Superga, no alto das colinas nos arredores de Turim, é visível em muitos pontos da cidade. De lá, em dias sem névoa, se tem uma linda vista para a cidade.

A basílica barroca é obra do arquitero Filippo Juvarra, o mesmo que projetou os principais edifícios históricos da cidade, assim como a Reggia de Venaria. É possível visitar a igreja e as suntuosas tumbas da família real dos Saboia.

Basílica de Superga em Turim

A Basílica de Superga também é conhecida por evento trágico. Em 1949 o avião que trazia o super time do Torino, o qual voltava de um amistoso em Lisboa contra o Benfica, chocou-se contra a fachada da basílica. Todos perderam a vida e hoje há uma lápide que indica o ponto onde ocorreu a tragédia.

Uma dica: dá para subir até Superga com os antigos bondinhos. Lembra um pouco aquele que sobe até o Cristo Redentor, no Rio, é uma viagem bem legal. Os bondinhos partem da estação Sassi.

5. O Museu do Automóvel

A cidade natal da Fiat não poderia que ter um museu do automóvel de alto nível, não é? O Museu do Automóvel de Turim é tão interessante, que nem precisa ser um apaixonado por carros para visitá-lo (eu, por exemplo, não sou e amei!). Por isso, este é um lugar que não pode ficar de fora de uma lista do que ver em Turim.

Durante o percurso, estão expostos desde o primeiro modelo de carro a vapor até os carros de Fórmula 1 de hoje. Todos eles são caracterizados por cenários que ilustram a época de cada um, o que torna a visita ao museu do automóvel bastante divertida.

Museu do automóvel de turim

O Museu do Automóvel de Turim funciona às segundas, das 10 às 14h, às terças, das 14 às 19h, às quartas, quintas e domingos, das 10 às 19h, às sextas e sábados, das 10 às 21h.

Veja esta opção de ingresso Museu do Automóvel + passeio em ônibus hop on hop off em Turim!

6. O que ver em Turim: O Parque do Valentino

Tive a sorte de visitar o Parque do Valentino em três estações do ano diferentes: no outono, na primavera e no verão. As cores do parque no outono eram incríveis, na primavera era super florido, com tulipas em todos os lugares. Mas foi mesmo no verão que o vi cheio de vida, com famílias fazendo piquenique, gente andando de bicicleta, fazendo canoagem, até mesmo mulheres tomando sol de biquíni no gramado. É um passeio que realmente recomendo.

Em síntese, o parque do Valentino é aquele tipo de lugar que todo mundo queria ter na própria cidade e um lugar que não pode ficar de fora da lista do que ver em Turim!

 

o que ver em turim

Uma coisa interessante é que dentro do parque há um burgo medieval – de mentira, porque ele foi construído no século XIX – mas um burgo muito bem feito. Há casas, bodegas, reproduções de artesanato da época, enfim, demonstram como se vivia na Idade Média. Somente em uma parte do burgo a visita é gratuita, mas para conhecer uma residência nobre da época (chamada Rocca) com seus móveis, armas da época, tudo reproduzido fielmente, é necessário adquirir um ingresso.

O burgo medieval tem horário de funcionamento. Ele fica aberto todos os dias, das 9 às 19h (até as 20h entre fim de março e outubro). Saiba mais sobre o burgo medieval aqui.

7. Esbaldar-se com os chocolates “gianduia”

Era uma vez um bloqueio europeu ao cacau imposto por Napoleão. Como quem não tem cão, caça com gato, os mestres chocolateiros de Turim decidiram substituir o cacau por farinha de avelãs torradas, criando essa maravilha de chocolate chamada Gianduia.

Enfim, não há uma vez sequer que eu vá a Turim e não volte com um carregamento de “gianduiotti” (chocolatinhos giuanduia) feitos artesanalmente por uma das confeitarias tradicionais da cidade.

Um dos melhores da cidade são os chocolatinhos do mestre chocolateiro Guido Gobino. Eles podem ser encontrados na chocolateria situada na Via Lagrange, nº 1.

8. Tomar um sorvete de gianduia no Café Fiorio

Para mim, Turim é, indiscutivelmente, a capital do gelato na Itália. O Café Fiorio é um das mais antigos e tradicionais da cidade e faz um sorvete sabor “gianduia” imbatível. Já tentei outros sabores, mas nenhum o supera simplesmente porque não parece sorvete, mas sim puro chocolate derretido e gelado. Não sei explicar, só sei que vocês têm que experimentar! O Café Fiorio fica na Via Po, nº 8.

Além disso, a famosíssima Grom também nasceu em Turim.

9. Degustar um Bicerin

Turim é uma cidade muito fria no inverno, afinal estamos nos pés dos Alpes. E qual melhor bebida para nos esquentar que um chocolate quente? Resposta: o Bicerin.

O Bicerin é reconhecida como a bebida tradicional do Piemonte e é composta de somente três ingredientes: café, chocolate e creme de leite.

Bicerin em turim

Mas não confundam a inocente bebida quente com o licor de mesmo nome. Bicerin também é o nome de um licor de chocolate gianduia, que por sinal é delicioso e também ajuda a esquentar a garganta! ?

10. Passear ao longo do rio Po

A pé ou de bicicleta, passear ao longo do rio Po é algo que não pode ficar de fora do seu roteiro em Turim. Você pode começar a partir da Ponte Vittorio Emanuele, aproveitando para observar a Igreja da Gran Madre. Uma ótima pedida também pode ser fazer um aperitivo na Piazza Vittorio Veneto, lugar onde estão alguns dos principais cafés e lounge bar da cidade.

Enfim, Turim é uma cidade encantadora, com um dos mais incríveis polos de museus da Itália. Há muita coisa para se fazer por lá, eu citei apenas dez.

Por exemplo, os apaixonados por cinema não devem deixar de ir ao museu do cinema, os fãs do futebol não podem perder a visita ao estádio da Juventus. Sem dúvida, há atrações para todos os gostos e bolsos. Turim é uma cidade eclética, moderna, charmosa e não é a toa que ela é a Pequena Paris!

Por fim, se você tiver outras dicas de lugares para ver em Turim, deixe uma mensagem na caixinha de comentários!

Como chegar a Turim

É possível ir, por exemplo, de Milão a Turim em aproximadamente 1h com os trens velozes Italo ou Freccia Rossa. Uma vez na estação de Torino Porta Nuova, em poucos minutos a pé você chega na Piazza Castello.

Transfers em Turim
Reserve já seu transfer privativo desde o Aeroporto de Turim ou outros pontos da cidade! Entre em contato!
Gostou? Então compartilha!

Uma resposta em “10 coisas imperdíveis para ver e fazer em Turim”

Não só pra quem ama café, mas pra quem quer saber mais sobre a família Lavazza e o produto que é símbolo de Turim. Além da construção, a montagem do museu é muito interativa e tecnológica. Um prazer para os olhos, olfato e paladar. Vale a pena. Fica no Lingotto e várias linhas de ônibus chegam até lá. Entrada €10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Organize sua viagem

Passeios na Itália

Tours privativos e em português para você curtir ainda mais as maravilhas da Itália

Transfers

Desloque-se com todo o conforto de um serviço de translado com motorista particular

Hotéis

Procure os melhores hotéis de acordo com as suas exigências e necessidades!

Aluguel de carros

Não quer ficar subindo e descendo de trem? Alugue um carro para viajar pela Itália!

Seguro Viagem

Não tenha dores de cabeça e escolha um seguro viagem que caiba no seu bolso

Cartão Internacional

Peça seu cartão da Wise para economizar nas suas viagens internacionais

VEJA TAMBÉM
OUTRAS DICAS