Bem-vindos ao sul da Itália! Além do clima fabuloso, das belas praias e do mar deslumbrante, a gastronomia da Puglia a torna um destino realmente delicioso.
De fato, sabores ancestrais, especialidades regionais e algumas receitas secretas são motivos suficientes para fazer uma visita a este maravilhoso paraíso gastronômico.
Enfim, conheça alguns dos pratos típicos da Puglia!
1. Puccia salentina
Os legionários romanos, durante suas marchas em defesa das fronteiras do Império, carregavam consigo uma carga de armas, armaduras e provisões de não menos de 30kg.
As paradas, antes de chegar ao acampamento militar, eram curtas e era preciso comer algo rápido e fácil. Seria o que hoje chamaríamos de “lanche”.
Assim, eles costumavam carregar consigo o “buccellum“. Trata-se de um pão oval, às vezes misturado com azeitonas ou verduras secas, podendo ser temperado com garum, um molho feito com o interior de peixes que os romanos adoravam.
Posteriormente, os camponeses do Salento tomaram emprestado este pão dos legionários de Roma, transformando-o em um pão temperado com massa de azeitona. Assim nasceu a puccia salentina.
Ainda hoje, é costume no Salento consumir a puccia principalmente como lanche. Ela pode ser recheada com atum, alcaparras, tomates secos ou verduras típicas da Puglia.
2. Quataru, a sopa de peixe
Uma das principais comidas típicas da Puglia à base de frutos do mar é o “quataru”, uma sopa de peixes, mexilhões, crustáceos e verduras.
Provavelmente “inventada” pelos pescadores de Gallipoli ou Porto Cesareo, consistia em peixes “beliscados”, ou seja, peixes mordidos por outras espécies e, portanto, não comercializáveis no mercado.
Além disso, acrescenta-se caranguejos, mexilhões, cebolas e tomates e várias outras verduras, ou o que houver disponível a bordo do barco de pesca.
Normalmente, esta era a única refeição do pescador durante as suas viagens, preparada e comida no barco, ou nas areias do mar Salento, num dos raros momentos de descanso.
Por fim, nome deste prato típico deriva de “quatara”, ou seja, a grande panela de cobre na qual se cozinhava esta saborosa mistura de peixes.
3. Pratos típicos da Puglia: Scapece
Scapece é uma espécie de farofa peixe frito marinado, farinha de rosca, vinagre, alho, hortelã e açafrão. Esta é uma das comidas típicas da Puglia que é vendida na rua, nas bancas das feiras, nas quermesses e festas dos padroeiros.
Por sua vez, o nome “scapece” deriva de escabeche, que é o procedimento de conserva dos alimentos em vinagre, típico de várias regiões da Itália.
Uma dica: Os grandes preparadores de “scapece” são os pescadores de Gallipoli! Tente experimentar este prato se visitar a cidade.
4. Ciceri & Tria

Se você quiser experimentar algo verdadeiramente típico, peça uma massa que reflita a cultura camponesa do Salento, como o ciceri e tria.
Ciceri significa grãos-de-bico, e neste prato simples eles são cozidos e depois temperados com azeite, pimenta malagueta e alecrim. Tria, por outro lado, é um tipo de massa frita.
Ao invés de ferver toda a massa em água, frita-se uma parte dela, dando ao prato uma textura bem crocante.
5. Sagne ‘ncannulate
Este é um clássico “prato de domingo”! Conta-se que o “sagne ‘ncannulate” (que significa lasanhas enroladas) foi criado para homenagear São José, como sugere a forma que lembra as aparas de madeira das oficinas de carpinteiros.
A massa pode ser temperada com um simples molho de tomate e manjericão ou, na versão típica da cidade de Lecce, com ricota picante, com adição de almôndegas.
Durante a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, ou pelo menos em épocas históricas passadas, a massa era basicamente feita com farinhas pobres, como a de cevada, e por isso adquiria uma cor escura.
Já nas mesas dos ricos ou de quem tinha mais condições financeiras, esta comida típica do Salento, eram feita com uma mistura da famosa farinha de trigo “Senatore Cappelli”.
6. Riso Patate e Cozze
Riso, patate e cozze, ou melhor arroz com mexilhões e batatas é uma receita típica da Puglia. Não se trata de um risoto, mas sim de um arro de forno. Os ingredientes são dispostos em camadas e então cozidos lentamente no forno. Em suma, este é um prato rústico de antigas tradições da Puglia.
Hoje em dia ele é muito apreciado, especialmente por quem ainda ama os sabores genuínos do passado.
7. Pratos típicos da Puglia: Orecchiette con cime di rapa
Sem dúvida a massa mais conhecida da Puglia é a orecchiette. Em síntese, trata-se de uma massa em forma de orelhas pequenas. Você a encontrará servida com diversas combinações, mas certamente aquela mais típica é a orecchiette con cime di rapa.
“Cime di rapa” nada mais é que folhas de nabo. Esse é um clássico prato típico da Puglia!
8. Polpo alla pignata (polvo na panela)
O “polpo alla pignata” é um dos pratos típicos da Puglia mais antigas. O nome deriva da típica panela de terracota em que era cozido, ou seja, a pignata.
Para fazer este delicioso prato como se deve, deve-se cozinhar o polvo lentamente em molho de tomate, cebola e ervas. Alguns chefs adicionam uma pitada de pimenta e o prato está servido!
9. Faveneddhe e cicureddhe (purê de favas e chicória)
Faveneddhe são favas, em purê. Cicureddhe são chicórias temperadas. Sem dúvida, o conjunto equivale a um delicioso prato servido muitas vezes como entrada.
Os dois ingredientes juntos no prato formam um contraste delicioso entre a fibra da chicória e o purê de favas.
10. Pratos típicos da Puglia: Pasticciotto

Por fim, uma das mais gulosas comidas típicas da Puglia, mais especificamente da zona de Lecce, o pasticciotto é um doce feito de massa podre. Além disso, tem um recheio de creme e pode conter também uma cereja azeda que dá ao pasticciotto um sabor ainda melhor.
***
Deixe-se levar pelos cheiros, sabores e cores das comidas típicas da Puglia!