Descobrindo a Itália

violinos de cremona

A maravilhosa arte dos violinos de Cremona

Se você toca ou tem paixão por instrumentos de corda, já deve ter ouvido falar dos violinos de Cremona, cidade do norte da Itália, localizada a cerca de 100km de Milão. Cremona é, há mais de 500 anos, a capital da luteria – a arte da fabricação de instrumentos de corda. De fato, lá você pode visitar a oficina de um luthier, conhecer o museu do violino, bem como descobrir o quanto a cidade e a música estão intrinsecamente ligadas.

Sem dúvida uma caminhada no centro histórico de Cremona imediatamente dá a ideia de como a arte e a cultura do violino estão no DNA da cidade. Há oficinas de luthiers por todas as partes, docinhos em forma de violino, estátuas que retratam os grandes mestres desta arte.

 

Mas toda essa ligação com os violinos tem um motivo: De fato, Cremona é considerada o berço da luteria porque foi lá que nasceram, no século XVII, Antonio Stradivari, Nicola Amati e Giuseppe Guarneri, considerados universalmente como os maiores luthiers de todos os tempos. Por esta razão, a Tradição da Liutaria Cremonese é reconhecida como Patrimônio Cultural da Unesco.

Antonio Stradivari, o gênio luthier italiano

O luthier (fabricante de instrumentos de corda)  mais famoso da Itália foi Antonio Stradivari. Em toda sua vida ele produziu mais de 1.100 violas, violinos, violões e violoncelos. Cerca de 600 de seus instrumentos existem até hoje.

Embora ele fosse bem conhecido como fabricante de violino durante sua vida, seus instrumentos não eram assim tão populares, pelo menos até o início do século XIX. Somente naquele período é que o tom claro e incisivo dos intrumentos foram considerados ideais, tanto para a intimidade de um salão de música de câmara, quanto para a vastidão de um auditório.

 Stradivari
Estátua de Stradivari no centro de Cremona

Os instrumentos de Stradivari pareciam ter sido feitos de algo especial. Por isso, por mais de 250 anos, as pessoas tentaram descobrir seu segredo. De acordo com o grande violinista Niccolò Paganini, Antonio Stradivari usou apenas “a madeira de árvores onde os rouxinóis cantavam”.

Hoje, cerca de 60 luthiers mantêm a tradição usando métodos semelhantes aos de Stradivari, mas todos ainda continuam na busca do “segredo de Strad”. A arte dos violinos de Cremona é tão importante e séria que foi criado até um consórcio que reúne os luthiers e uma marca, a “Cremona Liuteria” que certifica que os instrumentos musicais realmente foram construídos artesanalmente por um mestre luthier profissional de Cremona.

Como visitar a oficina de um luthier

Se você realmente quer conhecer de perto a arte da fabricação dos violinos de Cremona, eu recomendo visitar uma oficina de um luthier.

Felizmente há muitas na cidade e não vão faltar opções para você escolher. No entanto, este tipo de visita deve ser organizada com antecedência, já que a maioria dos luthiers trabalham sem parar e não apreciariam se um grupo de turistas aparecem sem aviso.

Por isso, é possível reservar uma visita a uma oficina de um luthier de Cremona através desta página AQUI. Preencha o formulário e você receberá uma resposta com as oficinas disponíveis para visita na data indicada.

A oficina de um luthier em Cremona.
A oficina de um luthier em Cremona.

A minha visita

Eu tive o privilégio de visitar a oficina do mestre Stefano Conia, um luthier nascido na Hungria, filho de outro mestre luthier, que se transferiu para Cremona nos anos 60 depois de ter terminado os estudos de violino no seu país natal.

Mestre Conia trabalha com o filho, Stefano Conia Jr., em um atelier localizado no coração de Cremona. Lá eles constroem seus instrumentos inspirados nos modelos dos grandes clássicos mas, ao mesmo tempo, exercendo-se na realização de vários modelos pessoais.

Violino artesanal italiano
Mestre Stefano Conia trabalhando na construção de um violino.

Para a construção de seus instrumentos, mestre Conia utiliza madeiras cuidadosamente selecionadas. Cada peça, com precisão controlada e acústica refinada, vem com um certificado de originalidade e garantia.

Assistir a pai e filho trabalhando juntos foi uma experiência inesquecível. Afinal de contas, tudo é feito à mão com habilidade e precisão, indo contra a tendência da produção em massa.

Cada violino nasce de um pedaço de madeira bruta e são necessárias cerca de 220 horas de trabalho para construí-lo! Da escolha da madeira à montagem final, são várias as fases até que um instrumento fique pronto e os músicos possam, enfim, utilizá-los.

violino de Cremona

 

Antes de mais nada, a escolha da madeira é um passo fundamental para a futura qualidade acústica e estética do instrumento. O tipo de madeira utilizada hoje pelos luthiers para a construção do violino é o mesmo usado na época de Stradivari. De fato, a experiência secular dos antigos mestres delimitou os tipos madeira: bordo para o fundo e abeto para a parte superior. O abeto das Dolomitas por suas qualidades acústicas, ao mesmo tempo a madeira de bordo dos Balcãs pela beleza, mas não só.

atelier de violino em Cremona
Ainda lembro do delicioso perfume de madeira!

Mais informações sobre o Stefano Conia e sua oficina, AQUI.

 

O Museu do Violino

No Museu do Violino é possível mergulhar na história de cinco séculos da fabricação dos violinos de Cremona. O museu é bem grande e rico em informações, e parece um pouco assustador no começo, se você não é um entendedor de violino. De fato, esse foi o meu caso. Mas mesmo assim, o percurso é muito interessante, inclusive para os leigos.

O museu fica no Palazzo dell’Arte que foi totalmente restaurado em 2013. A exposição começa com uma sala dedicada às origens do violino e à reprodução de uma oficina de luthiers, com seus segredos e ferramentas.

Além disso, duas partes do museu merecem uma visita. Primeiramente, não perca o chamado “cofre do tesouro”, pois é a sala que contém alguns dos violinos mais preciosos do mundo. Está em semi-escuridão, e os violinos ficam dentro de caixas de vidro individuais. É incrível pensar que alguns desses instrumentos foram feitos quase 400 anos atrás e ainda são tocados em concertos. Por exemplo, o mais precioso de todos vale mais de 5 milhões de euros!

Museu do viliono em Cremona

 

O outro lugar é o auditório. Entre, e você se encontrará em um violino, ouvindo sem som. De fato, a sala foi construída para simular o que acontece dentro de um violino.

No auditório do museu acontecem apresentações de violinistas. Ele foi concebido para assegurar a melhor acústica do mundo e, com toda certeza, tem um design único. Além disso, o incrível deste auditório  é o nível de  perfeição do som atingido, que permite o seu uso como um estúdio de gravação.

Enfim, não perca a oportunidade de assistir uma apresentação lá. Consulte o calendário oficial para ver quando elas acontecem.

Apresentação de uma solista de apenas 15 anos no auditório do Museu do Violino. Ela tocou um violino original de Stradivari do século XVII!

Informações

O Museu dos Violinos de Cremona funciona de terça a domingo, das 10 às 18h.

 

Eventos e feiras que envolvem os violinos de Cremona

Por fim, se você se interessa pelo mercado dos violinos, pode aproveitar para visitar a feira Cremona Mondomusica.

Cremona Mondomusica é a maior e mais importante feira  mundial de lutaria de alto nível. Ela acontece todos os anos no final do mês de setembro. Saiba mais AQUI.

Outro evento importante é o Stradivari Festival. É uma oportunidade única para os fãs da música de câmara, que graças a este evento podem assistir aos concertos de grandes músicos no auditório do Museu do Violino. O festival dura três fins de semana e oferece apresentações de jazz, música clássica, shows infantis e muito mais. Conheça o calendário do Stradivari Festival AQUI.

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Organize sua viagem

Passeios na Itália

Tours privativos e em português para você curtir ainda mais as maravilhas da Itália

Transfers

Desloque-se com todo o conforto de um serviço de translado com motorista particular

Hotéis

Procure os melhores hotéis de acordo com as suas exigências e necessidades!

Aluguel de carros

Não quer ficar subindo e descendo de trem? Alugue um carro para viajar pela Itália!

Seguro Viagem

Não tenha dores de cabeça e escolha um seguro viagem que caiba no seu bolso

Cartão Internacional

Peça seu cartão da Wise para economizar nas suas viagens internacionais

VEJA TAMBÉM
OUTRAS DICAS