Consideradas as azeitonas mais saborosas do mundo, as “olive taggiasche” são uma delícia da região italiana da Ligúria! Mas que tipo de azeitonas são essas?
O que é Azeitona Taggiasca?
Antes de tudo, as azeitonas Taggiasca (em italiano, olive taggiasche) são um tipo particular de azeitona. A Olea europaea “Caillettier”, conhecida pelo nome comum de azeitona Taggiasca, é uma das cultivares de azeitona mais famosas da Itália e do mundo. Elas crescem nas colinas com vista para o mar, sendo amplamente difundidas na parte oeste da região da Ligúria e, sobretudo, na província de Imperia, que é exatamente onde fica o município de Taggia.
A origem as azeitonas mais saborosas do mundo
Segundo a tradição local, foram os monges de San Colombano, do mosteiro de Lerino, que trouxeram essas azeitonas para Taggia pela primeira vez, por volta do século IX. É daí que vem o nome das azeitonas Taggiasca.O cultivo das oliveiras Taggiasca continuou também durante as invasões sarracenas que destruíram o mosteiro. Felizmente,conseguiram sobreviveram a elas, chegando às mãos dos monges vindos do mosteiro de Santo Stefano em Gênova, que se estabeleceram novamente em Taggia e eram grandes agricultores.
Ao longo dos anos e séculos, o cultivo de azeitonas Taggiasca se espalhou para fora de Taggia e, posteriormente, se estendeu a uma grande parte da península italiana e sul da França.
Apesar disso, a província de Impéria ainda é a terra que garante a maior produção hoje em dia.
Em nenhuma outra área ela prosperou, pois as características organolépticas de Imperia eram únicas. Nesta região, para remediar o terreno tipicamente da Ligúria, que vê colinas íngremes com vista para o mar e, portanto, pouco adequadas para os olivais, os primeiros monges já começaram uma modificação no território, dando vida à criação daquelas agora tão famosas faixas de terreno, que tornam a área um anfiteatro magnífico com vista para o mar.
Características da azeitona taggiasca
Não é por acaso que as taggiasca são consideradas as azeitonas mais saborosas do mundo. O sabor é único porque é, ao mesmo tempo, doce e decisivo. Isso torna a azeitona Taggiasca perfeita tanto para ser servida como petisco quanto para ser usada na culinária, especialmente em combinação com pratos típicos da Ligúria.
Por ser seu sabor característico, a Taggiasca é comumente conservada em salmoura simples composta de água e sal. No entanto, encontra-se também em conserva de óleo, sem caroço, com a adição opcional de especiarias delicadas, como o tomilho.
O azeite feito com Azeitona Taggiasca
A azeitona Taggiasca é uma excelente cultivar também para a produção de azeite extra-virgem. A azeitona em si é pequena e leve. Por esse motivo, é ainda mais rara em termos de produção. Para que se tenha uma ideia, a cada um hectare de olival, o resultado é cerca de 20 quintais de Taggiasca. No caso de outras variedades, o resultado pode chegar a 60 quintais. Além disso, uma das características únicas da azeitona Taggiasca é a grande concentração de óleo que ela contém, que fica em torno de 25% de cada fruta.

O azeite obtido do processamento da cultivar Taggiasca é particularmente valioso e tem qualidades organolépticas superiores. Com máxima acidez total inferior a 0,5%, tem cor amarelo ou verde-amarelo na variedade savonense. O azeite extra-virgem de taggiasca tem aroma e sabor frutado maduros, com uma sensação doce e uma nuance picante e notas de amêndoa e pinhão.
Confira os Azeites Italianos na Amazon Brasil!
Graças às suas características incríveis, este azeite e seus frutos são famosos não apenas na Itália, mas em todo o mundo. Assim, para preservar sua autenticidade, foi-lhe atribuída a denominação de origem protegida “Riviera Ligure DOP” em 1997.
2 respostas em “Olive taggiasche: as azeitonas mais saborosas do mundo vêm da Ligúria”
Não tinha conhecimento da Azeitona Taggiasca.
Gostei muito em saber de mais uma espécie de azeitona.
Assista Sal, gordura, Acidez e Calor na Netflix, o primeiro episódio é sobre gordura e começa com a produção e uso do Azeite Taggiasca! Vale a pena!