azeite italiano

Olive taggiasche: as azeitonas mais saborosas do mundo vêm da Ligúria

Consideradas as azeitonas mais saborosas do mundo, as “olive taggiasche” são uma delícia da região italiana da Ligúria! Mas que tipo de azeitonas são essas?

O que é Azeitona Taggiasca?

Antes de tudo, as azeitonas Taggiasca (em italiano, olive taggiasche) são um tipo particular de azeitona. A Olea europaea “Caillettier”, conhecida pelo nome comum de azeitona Taggiasca, é uma das cultivares de azeitona mais famosas da Itália e do mundo. Elas crescem nas colinas com vista para o mar, sendo amplamente difundidas na parte oeste da região da Ligúria e, sobretudo, na província de Imperia, que é exatamente onde fica o município de Taggia.

Azeitonas Taggiasca

A origem as azeitonas mais saborosas do mundo

Segundo a tradição local, foram os monges de San Colombano, do mosteiro de Lerino, que trouxeram essas azeitonas para Taggia pela primeira vez, por volta do século IX. É daí que vem o nome das azeitonas Taggiasca.O cultivo das oliveiras Taggiasca continuou também durante as invasões sarracenas que destruíram o mosteiro. Felizmente,conseguiram sobreviveram a elas, chegando às mãos dos monges vindos do mosteiro de Santo Stefano em Gênova, que se estabeleceram novamente em Taggia e eram grandes agricultores.

Ao longo dos anos e séculos, o cultivo de azeitonas Taggiasca se espalhou para fora de Taggia e, posteriormente, se estendeu a uma grande parte da península italiana e sul da França.

Apesar disso, a província de Impéria ainda é a terra que garante a maior produção hoje em dia.
Em nenhuma outra área ela prosperou, pois as características organolépticas de Imperia eram únicas.
Nesta região, para remediar o terreno tipicamente da Ligúria, que vê colinas íngremes com vista para o mar e, portanto, pouco adequadas para os olivais, os primeiros monges já começaram uma modificação no território, dando vida à criação daquelas agora tão famosas faixas de terreno, que tornam a área um anfiteatro magnífico com vista para o mar.

azeitonas taggiasca

Características da azeitona taggiasca

Não é por acaso que as taggiasca são consideradas as azeitonas mais saborosas do mundo. O sabor é único porque é, ao mesmo tempo, doce e decisivo. Isso torna a azeitona Taggiasca perfeita tanto para ser servida como petisco quanto para ser usada na culinária, especialmente em combinação com pratos típicos da Ligúria.

Por ser seu sabor característico, a Taggiasca é comumente conservada em salmoura simples composta de água e sal. No entanto, encontra-se também em conserva de óleo, sem caroço, com a adição opcional de especiarias delicadas, como o tomilho.

O azeite feito com Azeitona Taggiasca

A azeitona Taggiasca é uma excelente cultivar também para a produção de azeite extra-virgem. A azeitona em si é pequena e leve. Por esse motivo, é ainda mais rara em termos de produção. Para que se tenha uma ideia, a cada um hectare de olival, o resultado é cerca de 20 quintais de Taggiasca. No caso de outras variedades, o resultado pode chegar a 60 quintais. Além disso, uma das características únicas da azeitona Taggiasca é a grande concentração de óleo que ela contém, que fica em torno de 25% de cada fruta.

O azeite obtido do processamento da cultivar Taggiasca é particularmente valioso e tem qualidades organolépticas superiores. Com máxima acidez total inferior a 0,5%, tem cor amarelo ou verde-amarelo na variedade savonense. O azeite extra-virgem de taggiasca tem aroma e sabor frutado maduros, com uma sensação doce e uma nuance picante e notas de amêndoa e pinhão.

Confira os Azeites Italianos na Amazon Brasil!

Graças às suas características incríveis, este azeite e seus frutos são famosos não apenas na Itália, mas em todo o mundo. Assim, para preservar sua autenticidade, foi-lhe atribuída a denominação de origem protegida “Riviera Ligure DOP” em 1997.

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.