botecos de veneza

Botecos de Veneza: Spritz, cicchetti e ombre de vin

Os botecos de Veneza são verdadeiros templos da gastronomia. Mas não estou falando dos bares turísticos, onde você tem que deixar um “rim”, mas sim de lugares tradicionais onde comer os petiscos típicos da região e tomar uma taça de vinho ou um Spritz.

E a propósito de Spritz, mesmo sendo uma bebida conhecida no mundo inteiro, em Veneza é mais que um drink. Sem dúvida, é também um símbolo de socialização. E o melhor modo de degustá-lo é junto com os famosos “cicchetti”, os petiscos típicos de Veneza!

Em síntese, os cicchetti são petiscos à base de peixe, carne ou embutidos e podem ser quentes ou frios. Na maioria das vezes são servidos em fatias de pão ou pedacinhos de polenta. De fato, lembram as tapas espanholas, mas são 100% venezianos. Além disso, eles repropõem os pratos típicos do Vêneto mais populares. Por exemplo, é possível encontrar o bacalhau à moda veneziana, sardinhas em molho saor, polenta frita, almôndegas de carne, verduras grelhadas e muito mais

petiscos de veneza
A palavra “cicchetto” deriva do latim ciccus, que significa “pequena quantidade”. E, de fato, os cicchetti são pequenas porções de comida!

O que pedir nos botecos de Veneza

Segundo os costumes de Veneza, uma taça de vinho ou um Spritz deve ser acompanhado por uma boa variedade de cicchetti. Entretanto, ao contrário daquilo que acontece nas outras cidades italianas, em que o preço do drink muitas vezes inclui alguns petiscos,  em Veneza você deve pedir os cicchetti separadamente.

Nos bàcari, os tradicionais bares de Veneza, chamados também de cicchetterie, é possível escolher entre os peticos expostos no balcão ou na vitrine.

Mas junto com os petiscos você gostaria de beber um bom Spritz em Veneza? Então saiba que se você pedir somente “um Spritz”, não vai chegar à sua mesa o Aperol Spritz, aquele laranja, mas sim a clássica versão veneziana, ou seja, vinho branco ou prosecco com água com gás. Eventualmente vai ter também uma azeitona dentro.

Botecos de Veneza
Se você quer aquele com a rodelinha de laranja dentro, lembre-se de pedir um “Aperol Spritz”.

Ombre de vin

Antes de mais nada, “ombra” (em português, sombra) é um termo usado em Veneza para indicar uma taça de vinho. Segundo algumas teorias, este nome derivaria de uma expressão que os gondoleiros usavam para indicar a pausa do trabalho. De fato, eles paravam à sombra da torre de São Marcos e ali bebiam um copo de vinho antes que um cliente pedissem os serviços deles.

Por outro lado, há quem diga que o termo esteja relacionado ao modo como os venezianos mantinham em um local fresco os enormes barris de vinho branco. Quando ainda não existiam os sistemas de resfrigeramento elétricos, os venezianos encontraram um modo inteligente para manter sempre frio o vinho branco que eles adoravam beber.

A sombra que a torre do sino da Basílica de São Marcos projetava na praça era tão grande, que conseguia proteger do sol um bom número de barris. De fato, este sistema funcionava, mas todos os dias os barris de vinho tinham que ser movidos de acordo com a rotação do sol. Certamente dava muito trabalho, até porque a torre não é tão larga.

Praça São Marcos em Veneza
A sombra da torre do sino na Praça São Marcos

Sendo assim, nos cafés e botecos de Veneza, ainda é comum escutar o termo “ombra”. Ao invés de dizer “prendiamoci un bicchiere di vino” (vamos tomar uma taça de vinho), os venezianos dizem Andemo bever un ombra” (vamos tomar uma sombra), mesmo que não refrigerem mais o vinho na sombra da torre de São Marcos.

Bàcaros: os verdadeiros botecos de Veneza

Ir a uma cicchetteria ou a um bàcaro é uma alternativa econômica para um jantar em Veneza. Com cerca de 20 ou 30 euros é possível pedir duas taças de vinho e diversos cicchetti. Adicione a atmosfera de um bar veneziano e, sem dúvida, você terá uma noite inesquecível.

Por fim, se quando for à cidade, você quiser comer ou beber algo nos típicos botecos de Veneza, veja algumas das melhores cicchetterie:

Agora quero saber a sua opinião: você tem algum boteco de Veneza para nos indicar? Deixe suas dicas nos comentários!

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.