Descobrindo a Itália

Pesquisar
Camogli Itália

Camogli: dicas de uma das pérolas da Ligúria

Camogli (pronuncia-se “Camólhi“), uma pequena vila no litoral da Ligúria, às portas do parque natural de Portofino, e que não tem nada a invejar ao seu mais conhecido e chique vizinho. É um bate e volta de Gênova clássico, bem simples de fazer.

Colorida e pitoresca, a principal atração é a própria cidade, suas casas coloridas e seus pequenos barcos no píer. É aquele tipo de lugar que deixa a gente feliz, mesmo nos dias mais cinzentos.

Uma curiosidade: O nome desta cidade remonta aos pescadores e o longo tempo que eles passavam fora de casa. Camogli vem da frase ‘Le case delle Mogli (As casas das esposas)’, pois as mulheres ficavam frequentemente sozinhas!

Cidade de Camogli

O que fazer em Camogli

Camogli é principalmente um lugar para relaxar e aproveitar a atmosfera. Eu quase diria que a melhor coisa para fazer em Camogli é não fazer nada, apenas curtir o momento!

Passeie pelas vielas estreitas

Vá caminhando do centrinho da cidade até o mar, passando por casas e lojas coloridas. Você será recompensado com belas vistas da cidade e da costa.

Camogli

…e também ao longo do cais até o farol

O porto fica cheio de barcos de pesca (barcos simples, porque os iates mesmo ficam ancorados em Portofino) e você pode ficar observando o trabalho dos pescadores. Pare na grande praça onde as crianças brincam e as pessoas se reúnem para conversar ou apreciar a vista.

Admire os palácios e suas janelas de  mentirinha

Às vezes, as janelas fechadas são reais. E, às vezes, elas são simples pinturas a óleo. Enquanto você anda pelas ruas, veja se consegue identificar a diferença.

Tudo começou quando os impostos em Camogli se baseavam no número de janelas que você tinha. Então os moradores fecharam as janelas e as pintaram. Com o tempo, as janelas “de mentirinha” ganharam vida própria e viraram uma verdadeira atração.

janelas de mentira em Camogli
Consegue identificar quais são reais e quais não são?

Visite os monumentos e museus

No final da praia de Camogli, você encontrará a Igreja de Santa Maria Assunta, o prédio amarelo que completa a imagem de cartão postal da cidade. Datado do século XII, apresenta alguns afrescos encantadores e um altar em estilo renascentista.

Além disso, a poucos metros da Basílica, fica as ruínas do Castello della Dragonara, construído no século XIII para proteger a vila contra piratas. Atualmente não é possível entrar, mas a vista de lá é linda!

Castelo de camogli

Relaxe na praia

Se você viaja no verão e quer aproveitar um pouco a praia, encontrará várias em Camogli e arredores.

As praias variam de beach clubs totalmente equipados a partes gratuitas e abertas a todos. As praias da região são de seixos/pedras, até rochosas em algumas áreas. Por isso, um bom par de sapatilhas de borracha ou sandálias impermeáveis pode ser uma boa ideia. Mas também não esqueça seu protetor solar!

Visite San Fruttuoso

Abadia de San Fruttuoso

De Camogli, você pode visitar San Fruttuoso, uma vila de pescadores isolada onde fica a Abadia de San Fruttuoso, onde se pode chegar apenas por mar ou por uma trilha de 3 horas de caminhada.

Durante o verão, há passeios de barco, balsas e caiaques para alugar. A propósito de mar, uma área bem procurada pelos mergulhadores é a Reserva Marinha de Portofino, que vai de Camogli a Portofino. Há vários tours de mergulho para ver o Cristo do Abismo no fundo da Baía de San Fruttuoso, uma estátua dedicada à memória de um dos primeiros mergulhadores da Itália.

Por fim, se você adora fazer trekking, tem também uma trilha que vai de Camogli a Portofino.

 

Onde comer em Camogli

Chega de belos edifícios e monumentos. Vamos ao que realmente importa: a comida.

Focacceria Revello

Camogli fica pertinho de Recco, cidade que deu origem a uma comida imperdível da Ligúria, a Focaccia di Recco. É uma focaccia fininha, servida com queijo de Recco, que derrete com o calor da focaccia. Uma delícia, como vocês podem imaginar.

A focacceria mais recomendada é a Revello. Além da focaccia de Recco, não deixe de provar também a focaccia tradicional ou aquele com cebola!. (Endereço da Revello: Via Giuseppe Garibaldi, 183, Camogli).

Vento Ariel e Magazin di Camogli

Duas outras especialidades em Camogli são pesto e frutos do mar. Você pode encontrar os dois em um restaurantinho muito agradável, o Vento Ariel, em frente ao cais de Camogli (Endereço: Calata Marina, 1, Camogli).

Sempre em frente ao cais, porém na parte da pracinha , você encontrará o Magazin di Camogli, conhecido por seus pratos feitos com peixes fresquíssimos. (Endereço: Piazza Cristoforo Colombo, 14, Camogli)

Como chegar a Camogli

Sem dúvida, o melhor modo de chegar a Camogli é de trem. Aliás, é o único meio que recomendo (esqueça o carro!).

Em suma, é muito fácil chegar de trem a partir de Gênova (35min-1h15, dependendo do trem escolhido), de Santa Margherita Ligure (10 minutos apenas) e da região de Cinque Terre. Confira os horários dos trens no site da Trenitalia.

Como se locomover: A cidade é minúscula. Esqueça o mapa e se divirta em uma terra de ótima comida e casinhas coloridas.

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Organize sua viagem

Passeios na Itália

Tours privativos e em português para você curtir ainda mais as maravilhas da Itália

Transfers

Desloque-se com todo o conforto de um serviço de translado com motorista particular

Hotéis

Procure os melhores hotéis de acordo com as suas exigências e necessidades!

Aluguel de carros

Não quer ficar subindo e descendo de trem? Alugue um carro para viajar pela Itália!

Seguro Viagem

Não tenha dores de cabeça e escolha um seguro viagem que caiba no seu bolso

Cartão Internacional

Peça seu cartão da Wise para economizar nas suas viagens internacionais

VEJA TAMBÉM
OUTRAS DICAS