receita de canederli

Canederli: receita e história deste prato típico do Trentino

Canederli é um prato típico da região do Trentino-Alto Adige. Em suma, trata-se de bolinhos de pão, geralmente temperados com speck, manteiga e outros ingredientes.  Mas quais as origens deste prato, difundido em boa parte do norte da Itália? E como se prepara o canederli?

Antes de mais nada, os canederli são típicos não só no norte da Itália, mas também se encontram em toda a Alemanha, Áustria, Suíça, Polônia, República Tcheca e Eslováquia. Entretanto, nem todos sabem que este prato típico do Trentino tem origens pobres.

De fato, os canederli são bolas de pão preparadas com uma base de pão dormido, ovos e leite, com a adição de queijos e defumados. Ou seja, ingredientes que não custavam muito e estavam ao alcance dos camponeses.

Enfim, esses ingredientes simples, que eram muitas vezes sobras, juntos resultaram em um prato completo, muito fácil de preparar, sobretudo para quem tinha acesso a esses ítens todos os dias.

canederli de espinafre
uma versão de canederli com espinafre

Canederli: entre história e lenda

Na capela do castelo de Hocheppan, uma majestosa fortaleza em Appiano, a poucos quilômetros de Bolzano, se encontra o primeiro testemunho que retrata os canederli. De fato, há um ciclo de afrescos que remontam a 1180, que ilustram uma mulher que prepara 5 canederli. Enquanto estes cozinham na panela, ela é retratada enquanto prova um deles com um garfo.

Além disso, há uma lenda que conta como teriam nascido os canederli. Diz-se que, por volta do século XV, os soldados mercenários Lansquenetes chegaram a uma fazenda do Alto Ádige e ameaçaram saqueá-la e destruí-la se as mulheres não preparassem algo para eles comerem.

Dessa forma, as mulheres juntaram os poucos ingredientes à disposição e cozinharam uma massa feita de pão, ovos, cebola, speck, leite e farinha de trigo. Felizmente, os soldados adoraram a refeição, tanto que o comandante disse: “Estas balas de canhão derrubariam até mesmo o homem mais bravo”. Por fim, os ferozes mercenários, domados pela deliciosa comida, decidiram então ir embora da fazenda de modo pacífico.

Como preparar os canederli do Trentino

Embora haja diferentes versões de canederli, existe uma receita oficial, depositada em 2003 pela Academia Italiana de Cozinha, que prevê a adição de speck, ovos e leite a uma base de pão. Aquela que propomos se baseia na receita indicada no site oficial do órgão de turismo do Tirol do Sul.

Receita de canederli com speck*

  • 150g de pão amanhecido cortado em cubos
  • 80g de speck cortado em cubinhos
  • 40g de cebola picada
  • 100ml de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de cebolinha picada fininha
  • 1 colher de salsinha picada fininha
  • sal à gosto

*Uma dica: Caso não encontre speck, você pode utilizar bacon ou outro defumado de sua preferência.

Modo de preparar

Refogue a cebola na manteiga.
Quando estiver bem dourada, retire-a do fogo e misture-a aos cubos de pão. Adicione os cubinhos de speck e a farinha de trigo. Misture tudo até ficar homogêneo.
Em outro recipiente, bata os ovos. Adicione então o leite, a salsinha e o sal.
Una as duas misturas e mexa delicadamente. Deixe descansar por 15 minutos.
Forme, então, bolas de cerca 5cm de diâmetro. Se o canederlo ficar muito mole, adicione um pouco de farinha de rosca (evite adicionar mais farinha de trigo).
Coloque água para ferver em uma panela grande. Quando estiver fervendo, adicione sal e cozinhe as bolas por 15 ou 20 minutos em fogo baixo.
Escorra os canederli.  Por fim adicione a cebolinha e sirva-os com caldo de carne ou então com um pouco de manteiga derretida e queijo ralado.

canederli do trentino

Uma versão doce

Sem dúvida, a versão mais conhecida dos canederli é aquela salgada. Entretanto, em algumas áreas do Trentino-Alto Ádige também existe aquela doce, que pode levar damasco, ameixa, morango, ricota e chocolate.

Antes de tudo, para preparar o canederli doce, usa-se a mesma massa de farinha de trigo e batata com a qual se faz nhoque. Depois disso, abre-se a massa com um rolo e se acrescenta o recheio desejado, formando, então, as bolas.

Por fim, coloca-se as bolas de molho por 15 minutos em uma tigela com água. Em seguida, elas são cobertas com farinha de rosca, canela, açúcar e então refogadas na manteiga.

 

Vai visitar Bolzano? Quel tal fazer um Food Tour e provar, entre outras coisas o canederli? Veja este tour guiado com degustação de comida típica do Trentino!

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.