cerâmica de grottaglie

As incríveis cerâmicas de Grottaglie, na Puglia

A cerâmica de Grottaglie é conhecida no mundo inteiro. De fato, é um produto exportado para diversos países. Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre essa maravilha do artesanato da Puglia?

Antes de mais nada, Grottaglie é um município da província de Taranto, na região da Puglia. Trata-se de um lugar famoso e peculiar, graças às cerâmicas e às suas lojas e ateliês, interamente dedicados a esta arte. Esta produção de cerâmica se dá, em parte, graças às pedreiras próximas que fornecem à cidade o material necessário.

As lojas e ateliêrs de cerâmica de Grottaglie

Os artesão continuam transmitindo as técnicas tradicionais da cerâmica de Grottaglie de geração em geração. Além disso, a cidade tem um verdadeiro bairro da cerâmica, o Quartiere delle Ceramiche, onde você pode ver os artesãos trabalhando em seus ateliês.

Situado há séculos nas cavernas, descendo uma encosta do Castello Episcopio, esta coleção de ateliês e lojas oferece um verdadeiro tesouro de objetos de cerâmica, antigos e modernos. Impressionantes são os capasoni, gigantescas ânforas em que costumavam ser armazenados vinho, figos ou outros alimentos. Às vezes eles chegam a ter capacidade superior a 250 litros!

Em Grottaglie há mais de 50 lojas de ceramica. Mas também é possível visitar ateliês e observar as diferentes fases de criação.

Enfim, neste lugar, encontramos artesãos experientes, que souberam valorizar e desenvolver a arte da cerâmica, criando objetos únicos ligados à região. Suas mãos habilidosas fazem os mais belos objetos de cerâmica, em cores alegres ou pintados com detalhes coloridos.

cerâmica italiana
Cerâmicas decoram as ruas de Grottaglie

O museu da cerâmica de Grottaglie

O mais importante museu da cerâmica da Puglia fica no Castello Episcopio, em Grottaglie. Este lugar conta a história desta arte e também da região através dos objetos que caracterizavam o dia a dia dos trabalhadores e da tradição local.

O museu divide-se em 5 seções:

  • Arqueológica
  • Maiólicas
  • Cerâmica tradicional
  • Contemporânea
  • Presépios

O museu da cerâmica de Grottaglie tem uma coleção de 517 peças de grande prestigio. Há cerâmicas de milhares de anos, englobando um período que vai século VIII  a.C. até os dias atuais. Portanto, é possível admirar tanto a cerâmica antiga, quanto as maiólicas e objetos contemporâneos.

Visite a página do museu no Facebook para ver mais informações.

Os mais diferentes objetos

Os artesãos da Puglia estão cada vez mais inovando na arte da cerâmica de Grottaglie. De fato, eles têm unido os aspectos mais modernos da decoração de interiores à tradição deste material. Em síntese, o resultado é incrível.

Por exemplo, é possível encontrar balões de cerâmica para pendurar nas paredes, garrafas com formas peculiares, pias de cerâmica decoradas com motivos diferentes, lâmpadas decorativas e muito mais.

Por fim, alguns dos objetos mais interessantes são os pratos de cerâmica nos quais são pintadas frases típicas da tradição da Puglia.

cerâmica da puglia

Uma dica de tour em Grottaglie

 

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.