Você já ouviu falar do Corochinato? É a bebida típica de Gênova, ideal para tomar no happy hour. Semelhante ao barolo chinato piemontês, o Corochinato é um vinho branco aromatizado criado mais de 100 anos atrás, em 1886.
O Corochinato, também chamado carinhosamente de Asinello, é um vinho branco aromatizado que nasceu a partir de uma receita típica genovesa.
Esta bebida típica de Gênova é aromatizada com especiarias e ervas aromáticas, destacando-se a quina calissaia, que dá um sabor levemente amargo e da qual deriva o nome Corochinato (lembre-se que a pronúncia é “coroquinato”). Mas a quina não é a única, pois são utilizadas dezesseis ervas e especiarias, como o absinto, genciana, cardo, tomilho, orégano, canela, todos ingredientes naturais dosados de acordo com uma fórmula que não mudou nem mesmo uma vírgula desde 1886 até hoje.
No final do século XIX, a moda era criar os chamados vermutes ou “quinatos”, ou seja, vinhos aromatizados com quina. Eles tinham propriedades digestivas, serviam para preparar o sistema “digestivo” para a refeição. Praticamente um híbrido entre um drink e um remédio!
A receita passou por várias mãos, mas há cerca de 30 anos a vinícola Allara detém a marca.
Originalmente usava-se o vinho de Coronata, mas visto que ele hoje em dia é raro, atualmente se utiliza o Piemonte Cortese. Da contração das duas palavras, Coronata e quina, nasce o nome “Corochinato”. No rótulo há um burrinho carregando dois cestos com as garrafas de vinho dentro e ao lado dele um homem em trajes tradicionais, chamado Paciugo (ele é protagonista de uma lenda de Gênova). E depois há o farol de Gênova com os barcos, daí percebe-se que é um produto tipicamente genovês.
Características do Corochinato
Como escrevi anteriormente, o Corochinato é um vinho branco com infusão de muitas ervas, incluindo dois tipos de absinto, o pôntico e o romano. Portanto, o perfume lembra imediatamente o do vermute clássico, de Martini Bianco. Por outro lado, o sabor é muito diferente, menos doce, mais seco, com um sabor residual típico deste tipo de bebida, aquele amargo dado pela quina.
Pode ser bebido no happy hour ou como digestivo, após as refeições.
Sendo um produto natural, vinho branco e verde, sem conservantes, pode ser a base de muitos tipos de coquetéis. Ele é perfeito se servido fresco, para realçar as ervas, ou ainda simples com limão, acompanhado por um pedaço de focaccia e azeitonas.
Na cozinha, pode ser usado para flambar ou dar gosto a peixe ou carne branca.
Onde provar o Corochinato?
Quando passar pela cidade, não deixe de provar esta bebida típica de Gênova. Você a encontrará facilmente nos bares históricos, aqueles tradicionais das vielas do centro antigo de Gênova. Um deles é a Bottiglieria della Marchesa (Via di Canneto Il Lungo, 78). Custa pouco e ainda vem acompanhado com pedacinhos de focaccia!