O Dia de Finados na Itália é uma data muito importante. Embora não seja feriado, é um dia cheio de tradições. Dos Alpes a Lampedusa, não há um só lugar, onde de alguma forma, se comemore com rituais peculiares. Enfim, vamos descobrir como se comemora o dia de finados na cultura italiana?
Essas tradições, realmente fascinantes, têm raízes nas crenças populares e muitas vezes misturam religião e paganismo, algo frequente na cultura popular da Itália (assim como do Brasil!). Além disso, esses rituais não se resumiam somente a ir ao cemitério, limpar os túmulos, enfim, essas coisas que nós, brasileiros, estamos acostumados. Aqui na Itália, as tradições vão bem além disso, em alguns casos a data é um verdadeiro dia de festa.
Para vocês terem uma ideia, antigamente na Campania e na Lombardia, era costume deixar na cozinha um recipiente com água para saciar a sede dos defuntos. No Piemonte se adicionava um lugar à mais na mesa para os mortos que viriam visitar a casa. Já no Friuli deixava-se uma vela acesa, um balde de água e um pouco de pão para o morto. No Trentino os sinos soam para chamar as almas. No Abruzzo, deixava-se a mesa posta e uma vela acesa na janela para cada alma. Em Roma, a tradição era de fazer uma refeição junto ao túmulo do ente querido. Na Puglia a mesa era posta em um modo especial para homenagear os defuntos, pois se acreditava que eles permaneceriam nas casas até o Natal. Na Sardenha, a mesa não era desfeita após o jantar para permitir que os defuntos pudessem se alimentar durante a madrugada.
O dia de Finados na Sicília
Foi na Sicília que conheci a peculiaridade das antigas tradições do dia de Finados na Itália. Aqui, até muitos anos atrás, era uma festa mágica e especial, principalmente para as crianças. O dia de Finados não era considerado um dia triste, mas uma data festiva, para celebrar o retorno simbólico dos entes queridos que já tinham partido dessa para melhor.
Imaginem que, em algumas áreas da Sicília (principalmente em Palermo e arredores), no dia 2 de novembro famílias inteiras iam ao cemitério e lá mesmo almoçavam. Aliás, ofereciam verdadeiros banquetes, porque aquela era a única ocasião de almoçar com o familiar defunto. E é esse jeito de lidar com a morte desde criança que chamou muito a minha atenção, principalmente quando visitei as catacumbas de Palermo e vi muitas crianças lá dentro, inclusive em um passeio de escola.
As comidas típicas do Dia de Finados na Itália
Aqui na Itália não existe uma data comemorativa que não tenha seus pratos típicos, de norte a sul do país, não há. No caso do dia de Finados, são os doces os protagonistas. Cada região tem seus doces típicos e, no meu caso, foram eles que me fizeram pesquisar ainda mais sobre esta tradição.
Em quase todas das regiões, já nas duas últimas semanas de outubro, começa-se a preparar uns biscoitinhos chamados de “ossos” ou “favas”. Na Lombardia são chamados de “ossos de morder”, no Vêneto, na Toscana e na Sicília, “ossos de morto”.

Já em Nápoles, são preparados os “torrones dos mortos”, um torrone de chocolate bem macio.
Outro doce muito comum em grande parte das regiões é o “pão dos mortos”, cuja receita varia muito de lugar para lugar. Na Toscana, por exemplo, ele é feito com passas, nozes e uma pitada de pimenta do reino.
Na Sicília, a região que tem a mais gulosa das tradições do dia de Finados na Itália, há uma grande variedade de guloseimas. Certamente a protagonista é a frutta di Martorana, doces de amêndoas (marzipã) confeccionados em forma de frutinhas. Em Palermo também não podem faltar os “pupi di zuccaro”, bonequinhos de marzipã que representam personagens de desenhos animados ou de fábulas. Já em Catânia e no leste da Sicília, não dá para renunciar às Rame di Napoli, biscoitos de chocolate recheados com Nutella.

Apesar de muita coisa ter se perdido e de muitas crianças associarem essa tradição somente ao Halloween, ainda hoje o dia de Finados na Itália tem um significado importante para a cultura do país. Assim, se você visita a Itália nesse período do ano, não deixe de experimentar pelo menos os doces típicos. São incríveis!