Friuli-Venezia Giulia, muitas vezes chamada apenas de Friuli, é uma pequena região autêntica pouco visitada, orgulhosa de sua complexidade cultural. Devido à sua localização próxima à Áustria e à Eslovênia, você poderá ouvir, além do italiano e do dialeto friuliano, também o esloveno e o alemão.

É também uma terra de contrastes em termos de paisagens: neves eternas dos Alpes Julianos e Cárnicos no norte, planícies com vinhedos no centro, praias e lagoas com aromas venezianos no sul com vista para o Adriático e topografia cárstica em torno de Trieste.

Além de visitar as inúmeras cidades históricas, muitas vezes pouco frequentadas, as ruínas romanas e os palácios austro-húngaros, também é possível fazer atividades ao ar livre (caminhadas, esqui, etc.) e prazeres simples: conhecer a população, provar bons vinhos ou descobrir uma tradição culinária específica.

Por fim, a tranquila Trieste e a festiva Udine se destacam como os principais destinos da região.

Organize sua viagem

Dicas do Friuli-Venezia Giulia

Onde fica o Friuli?

O Friuli-Venezia Giulia fica no nordeste da Itália. A região faz fronteira com a Áustria e a Eslovênia, bem como com a região do Vêneto. Além disso, o Friuli é banhado a sul pelo Mar Adriático.

Passeios no Friuli