Gênova a soberba

Por que Gênova se chama “A Soberba”

Gênova, a soberba? Você sabia que esta importante cidade italiana é chamada assim? Mas por que será que ela tem esse apelido?

Soberbo, que em italiano se diz “superbo” significa grandioso, magnífico, imponente, mas também o que tem presunção, arrongante. A cidade é frequentemente chama assim, La Superba!

Por que Gênova se chama A Soberba?

Mas então, de onde será que vem esse apelido?

Indiscutivelmente, Gênova exerceu seu domínio sobre as costas da Ligúria e boa parte do mar Mediterrâneo. Junto com Pisa, ela conquistou as colônias no Oriente Médio nos anos das cruzadas.

No entanto, em 1162, os conflitos com Frederico I, o Barba Ruiva, pioraram. Naquele mesmo ano, ampliaram as muralhas da cidade para enfrentar a ameaça e ainda levaram o nome do soberano inimigo. A força irredutível com a qual Gênova defendeu sua independência e se opôs à pressão de Barba Ruiva fez com que ela ganhasse o apelido de “A Soberba”.

Para consolidar e entendermos por que Gênova se chama a soberba, o grande poeta Francesco Petrarca, que viveu entre 1304 e 1374, também utilizou este adjetivo para se referir à cidade. O poeta, de fato, em um diário de viagem de 1358 descreveu Gênova assim:

Você verá uma cidade régia, encostada em uma colina alpina, soberba por seus homens e seus muros, cujo único aspecto a indica como a senhora do mar“.

Parece que o escritor estava, portanto, se referindo ao aspecto da cidade, que parece “estendido” em direção ao mar.

Por mais de 8 séculos, a capital da República Marítima de Gênova também foi chamada de La Dominante, La Dominante dei mari (a dominante dos mares), bem como La Repubblica dei Magnifici (A República dos Magníficos).

Enfim, a riqueza da história de Gênova, e como a cidade se põe ainda hoje no contexto italiano e europeu, ainda fazem com que ela mereça este apelido. Não é mesmo?

 

 

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.