House-Of-Gucci

House of Gucci: Locações do filme na Itália

Descubra onde foi filmado House of Gucci, o filme estrelado por Lady Gaga e Adam Driver, baseado no polêmico livro House of Gucci: uma história glamour, cobiça, loucura e morte, escrito por Sara Gay Forden.

Em House of Gucci, o diretor Ridley Scott e o roteirista Roberto Bentivegna contam a história de Patrizia Reggiani (interpretada por Lady Gaga) e Maurizio Gucci (estrelado por Adem Driver), diretor da icônica casa de moda italiana.

Tudo parece uma linda história de amor, mas o romance tem um final longe de ser feliz quando o casal se separa e Patrizia acaba mandando assassinar seu ex-marido. Em 27 de março de 1995, Maurizio Gucci é morto a tiros na Via Palestro, em Milão. Três anos depois, Patrizia é condenada por planejar o assassinato e contratar o assassino.

Em suma, a “A Viúva Negra”, como a mídia italiana a chamava, foi condenada a 26 anos de prisão, acabando por cumprir 18 anos. Ela saiu da prisão no início de 2016 por bom comportamento e ainda mora em Milão.

E claro que um filme que conta uma história que se passa na Itália não poderia deixar ser ambientado no país. Vamos, então, conhecer as locações de House of Gucci?

Onde foi filmado House of Gucci

Além de Lady Gaga e Adam Driver, muitas outras estrelas vieram à Itália para as filmagens. Por exemplo, Al Pacino, Jared Leto, Jeremy Irons e a atriz francesa Camille Cottin, que interpreta Paola Franchi, namorada de Maurizio por quem ele deixou Patrizia após 12 anos de casamento.

Milão

É claro que Milão, a cidade da moda de Milão, desempenha um papel fundamental no filme. Não só existe um forte vínculo entre a grife Gucci e Milão, mas a cidade também foi de grande importância para a vida pessoal de Patrizia e Maurizio. De fato, eles se casaram lá (embora essa parte da história tenha sido filmada em Roma, como você pode ler abaixo), e também foi o lugar onde morreu Maurizio.

Enfim, no filme é possível reconhecer lugares icônicos, como o Duomo e a Galleria Vittorio Emmanuele II. Além disso, as ruas do Quadrilatero da Moda, a bela Villa Necchi Campiglio, no Quadrilatero del Silenzio, também são lugares onde foi filmado House of Gucci.

Mas não para por aí. No filme vemos Patrizia e Maurizio enquanto saboreiam um panzerotto de Luini, uma das lanchonetes mais famosas da cidade, a poucos passos do Duomo, e sentam-se no restaurante Il Salumaio, que fica dentro do Palazzo Bagatti Valsecchi.

Filmagens House Of Gucci em Milão
Palazzo Bagatti Valsecchi em Milão

Gressoney-Saint-Jean

Embora a família Gucci preferisse esquiar em St. Moritz, na Suíça, o diretor Ridley Scott decidiu realizar as filmagens em uma localidade italiana. Sendo assim, ele escolheu Gressoney-Saint-Jean, na região do Vale d’Aosta, para ser o lugar luxuosa estação de esqui suíça.

As filmagens aconteceram na parte externa da Villa Loubenò, ex villa Beck Pecoz, uma mansão do início do século XX.

Gressoney-La-Trinitè

Algumas cenas do filme se passam na fronteira ítalo-suíça. Entretanto, as filmagens aconteceram na estrada de Gressoney-La-Trinité para Stafal, ao lado do teleférico que leva a Punta Jolanda.

Além disso, parte da equipe de filmagem ficou no Hotel Dufour, que também fica nesta cidade do Vale d’Aosta.

Lago de Como

O Lago de Como também é um dos lugares onde foi filmado House of Gucci. Por exemplo, é possível ver a Villa del Balbiano, na margem oeste do lago, bem como o Grand Hotel Villa Serbelloni, em Bellagio.

onde foi filmado House of Gucci
Villa del Balbiano

Em uma cena do filme, Lady Gaga e Adam Driver andam de Vespa. O cenário é Azzano, uma vila do Lago Como. Além disso, é lá que acontece a cena mais romântica do filme, quando os dois se beijam sensualmente durante um passeio de barco no lago.

Por fim, durante as filmagens no Lago de Como, Lady Gaga, Adam Driver, Al Pacino, Jared Leto e Jeremy Irons se hospedaram no Hotel Villa d’Este em Cernobbio, um dos hotéis mais luxuosos da Itália!

Roma

Por último, mas não menos importante, Roma também foi uma das cidades onde foi filmado House of Gucci. Algumas cenas se passam na Via Condotti, a elegante rua perto da Escadaria de Espanha, no Tribunal de Justiça na Piazza Cavour e no Parco Leonardo (o grande centro comercial de Fiumicino).

Também fica em Roma a igreja onde os personagens se casam no filme. Trata-se de Santa Maria in Portico in Campitelli, uma igreja localizada no antigo gueto judaico.

onde foi gravado House of Gucci
Interno da Igreja de Santa Maria in Portico

Além disso, o bairro Coppedè, também é um dos lugares que aparecem no filme. Graças ao diretor de cinema Paolo Genovese, que mora neste bairro, sabemos que se passam lá as cenas de Adam Driver andando de moto.

Parte do filme também foi rodado em Cinecittà, os grandes estúdios de cinema no sudeste da cidade. Lá foi possível recriar vários lugares da Itália e outros cenários que aparecem no filme.

Por fim, durante as filmagens em Roma, os atores se hospedaram no Baglioni Hotel Regina, na Via Veneto, a rua que era o epicentro do mundo do cinema italiano na época da Dolce Vita.

 

Sobre o livro

Em homenagem ao lançamento do filme, o livro recebeu uma nova reedição no Brasil. Ele foi publicado pela Seoman, que faz parte do Grupo Editorial Pensamento, e tem ainda mais detalhes da família Gucci do que o filme já revela. Saiba mais sobre o livro Casa Gucci: Uma história de glamour, ganância, loucura e morte.

 

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.