O licor de murta, ou simplesmente Mirto, é um licor muito popular na Sardenha.
Ele é obtido a partir de bagas de murta (em Portugal conhecido como murtinho), e tem origens muito antigas. Sem dúvida você não deve deixar de experimentá-lo durante suas férias na Sardenha!
O digestivo tradicional da Sardenha
Na Sardenha normalmente se bebe o licor de murta como digestivo após uma boa refeição. Ele é servido bem gelado, exatamente como o limoncello!
Embora não haja muitas fontes confiáveis sobre sua história, é provável que o licor de murta tenha sido produzido originalmente para uso em família, como uma receita transmitida de geração em geração.
Por volta dos anos 70, iniciou sua comercialização nos mercados, por isso a receita teve que se adaptar um pouco aos processos industriais. No entanto, o que não mudou em nada foi o processo de envelhecimento, que pode levar até um ano.
De fato, com o envelhecimento, as características organolépticas de um licor podem mudar. Por isso, o o melhor momento para a degustação é entre um e dois meses após a preparação. Se ele amadurecer por menos de dois meses, o licor fica com uma cor preta arroxeada e um sabor mais adstringente. Por outro lado, se ele descansar por mais tempo, fica com reflexos vermelho rubi, com um gosto mais doce e aveludado.
Leia também: 10 Pratos típicos da Sardenha
Receita de licor de murta
Se você tem uma plantinha de murta aí no seu quintar e quer fazer seu próprio licor, aqui está uma receita bem simples!
Os principais ingredientes para a preparação do licor são as bagas da planta bem maduras, álcool e açúcar. É normal se houver também pequenas folhas entre os frutos, pois lhe conferem uma qualidade aromática única. Bagas e folhas recém-colhidas devem ser lavadas e deixadas secar por alguns dias. Esta é um condição imprescindível para um licor de sucesso.
Primeiramente você vai precisar de 500g de bagas de murta secos, 1 litro de água, 500g de açúcar refinado e 1 litro de álcool de cereais. Comece por colocar as bagas e o álcool num frasco, deixando-os em infusão durante 2/3 meses, em um local escuro. Após a maceração, filtre a mistura utilizando um pano limpo. Derreta o açúcar na água e aqueça para obter uma calda. Em seguida, deixe a mistura esfriar e adicione o álcool onde estavam as bacas. Agora é só engarrafar.
Enfim, deixe o licor descansar por pelo menos mais um mês, antes de consumí-lo.
Se durante suas férias na Sardenha, alguém te oferecer um copinho de licor de murta no final de uma refeição, deixe-se tentar!
2 respostas em “Licor de murta (Mirto): A bebida tradicional da Sardenha”
A verdade é que a calda de açúcar deve ser feita assim…mal ferva contar 15m com o fogo medio baixo
Experimentamos quando fomos a Cagliare , delicioso !