tecido loden

Loden: o tecido de lã batida do Alto Ádige

O Loden é um tecido de lã de ovelha batida, típico do Alto Ádige, extremo norte da Itália. Seu nome deriva da palavra em alemão arcaido lodo,  que significa “fardo de lã” ou “tecido áspero”.

O artesanato e o loden do Alto Ádige

A região do Trentino-Alto Ádige tem uma rica tradição artesanal e culinária, que vai desde o manuseio da madeira e da pedra aos trabalhos com tecidos e bordados.

O tecido de lã de ovelha é característico destas zonas e tem muitos apreciadores, entre os quais grandes estilistas. Sem dúvida as qualidades deste material o tornam incrivelmente útil nos meses frios do inverno e para quem vive nas montanhas.

De fato, este tecido é quente, macio e muito resistente, bem como muito durável.

A história do loden do Alto Ádige

Se produz loden nas Dolomitas desde a Idade Média. De fato, há indícios de sua utilização já desde o século XI.

Embora hoje em dia seja um material de valor, o loden era considerado um tecido para camponeses, pessoas pobres. E foi assim até que o dia em que a  Fábrica Moessmer confeccionou uma capa para o imperador Francisco José I da Áustria. Desde então, o loden chegou até as casas da aristocracia e iniciou a ser usado como tecido para roupas de caça e de montanha.

Também para atender às necessidades de novos clientes, certamente mais exigentes que os camponeses, o tecido mudou de cinza para vermelho, branco, preto e verde. Hoje em dia é possível encontrá-lo nas mais diversas cores.

 

O processo de produção

Depois de selecionar as ovelhas e tosá-las, geralmente escolhe-se a lã mais delicada. O material é então cardado, fiado e, por fim, tecido. Neste ponto, obtém-se um tecido cru que deve ser comprimido e batido por máquinas, até atingir a feltragem.

Esses passos são essenciais para obter um pano resistente. As últimas etapas do processo são o tingimento, a raspagem, a laminação e o penteamento. Graças a estes passos se obtém um tecido semi-impermeável pronto para a alfaiataria.

loden tecido de lã batida

Passeios no Trentino-Alto Ádige

E então, gostaria de conhecer melhor esse precioso tecido? Você encontra lojas da Moessmer em Cortina d’Ampezzo e em Bolzano, por exemplo. Além disso, em um roteiro pelo Trentino-Alto Ádige certamente você encontrará artesãos que fabricam o incrível loden!

 

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.