Você está procurando uma experiência longe do turismo de massa? Então que tal conhecer alguns dos lugares escondidos de Roma? São cantinhos secretos que vão dar um toque a mais ao seu roteiro!
Pois é, Roma não é apenas o Coliseu, a Fontana di Trevi ou Praça São Pedro. De fato, entre as ruas da capital italiana há muitas pequenas pérolas que merecem ser descobertas.
Lugares escondidos de Roma
- Cripta dos Capuchinhos
- Cemitério Não Católico
- Bairro Coppedè
- Vista da igreja de Trinità dei Monti
- Grafites de Tor Marancia
- As colunas simétricas da Praça São Pedro
- A Pequena Londres
Cripta dos Capuchinhos

“Nós éramos aquilo que vocês são; aquilo que nós somos vocês serão”
Esta citação dá as boas-vindas a quem entra na Cripta dos Capuchinhos. Este lugar escondido de Roma fica no centro histórico, precisamente na Via Vittorio Veneto 27, dentro da Igreja de Santa Maria Immacolata.
A peculiaridade desta cripta reside na sua decoração: o tecto e as paredes estão adornados com ossos e caveiras de cerca de 4000 frades.
Macabro, não é?
Horários: Todos os dias, das 9 às 19h.
Ingresso: € 8.50
O Cemitério Não Católico
O Cemitério Não Católico de Roma, ou Cemitério dos Ingleses, está localizado perto da Pirâmide de Cestius. Os protagonistas indiscutíveis deste lugar são as estátuas angelicais, que com sua grandiosidade contribuem para tornar o cemitério um lugar místico e evocativo.
Enfim, entre aqueles que ali descansam, se encontram Antonio Gramsci e Andrea Camilleri.
Horários: De segunda a sábado, das 9 às 17h. Domingos das 9 às 13h. A entrada é gratuita
Bairro Coppedè
Esta é, sem dúvida, uma das áreas mais elegantes e ricas de Roma. A Via Tagliamento marca o início; daqui é possível admirar o enorme lustre que adorna uma já majestosa ponte. Faça um passeio pelas ruas do bairro, admirando a beleza e a elegância barroca das construções que o compõem.
À noite esta área torna-se ainda mais romântica e sugestiva.
Leia também: 10 bairros de Roma para você conhecer
Vista da Igreja de Trinità dei Monti
Quem não conhece a Escadaria Espanhola e a Praça de Espanha, não é mesmo?
No entanto, poucos conhecem esta jóia. No topo da escada está a Igreja da Trinità dei Monti, de onde será possível desfrutar de um panorama maravilhoso.
Com toda certeza o esforço de ter subido 135 degraus íngremes será amplamente recompensado pela vista deslumbrante do centro de Roma.
Grafites de Tor Marancia
Longe das ruas do centro, perto da movimentada Via Cristoforo Colombo, fica o bairro Tor Marancia. Esta área periférica passou por uma requalificação cultural e social em 2015.
De fato, por ocasião do projeto “Big City Life”, algumas artérias de rua italianas e estrangeiras decoraram as paredes dos edifícios da área com murais coloridos. Hoje, o condomínio da Via di Tor Marancia, 63 é um verdadeiro museu a céu aberto.
As colunas simétricas da Praça São Pedro
Certamente você não esperava encontrar a Praça de São Pedro entre os lugares escondidos de Roma!
Sem dúvida, todos conhecem a praça em que fica a majestosa Basílica, mas poucos sabem que de alguns pontos estratégicos da praça é possível desfrutar de um belo efeito ótico. De fato, olhando para a colunata de um dos círculos desenhados no chão da praça, você verá que as duas fileiras de colunas correspondem simetricamente ao ponto de parecerem uma.
A pequena Londres, um dos lugares escondidos de Roma
Você sabia que uma pequena Notthing Hill se esconde a poucos passos da Piazza del Popolo? Trata-se de um cantinho arrumado e cuidado em perfeito estilo britânico.
Faça um passeio tranquilo pela Via della Vignola, você caminhará entre as vistas pitorescas da pequena Londres, sentindo-se uma dama elegante ou um distinto cavalheiro.
E então, qual destes lugares escondidos de Roma te intriga mais? Deixe sua resposta nos comentários.
Quer conhecer melhor a Cidade Eterna? Então você não deve deixar de fazer um passeio guiado privativo em português! Saiba mais sobre eles!