ilha em forma de coração

Na Itália tem uma ilha em forma de coração

uma ilha em forma de coração aqui na Itália. Você sabia? É a ilhota de Bergeggi, no litoral oeste da Ligúria.

A ilhota fica de frente para o vilarejo de Bergeggi, a 10km de Savona e 60km de Gênova. Além disso, ela faz parte de uma Reserva Ambiental, graças à grande variedade da flora terrestre e marinha presente.

Definida pelos antigos romanos como a “Insula Liguriae” (ilha lígure), é um pequeno cone de calcário que fica a apenas 250 metros da costa, na íngreme Punta del Maiolo, à qual provavelmente já esteve ligada.

ilha de Bergeggi
Foto: Thijs Kennis on Unsplash

Uma ilha em forma de coração

A forma triangular de Bergeggi, com um dos lados caracterizados por uma pequena enseada, acabou fazendo com que a ilha lembrasse mesmo um coração deitado. Não é necessário ter muita imaginação, pois a forma é nítida!

ilha em forma de coração
A ilha vista no Google Earth.

No verão, é possível fazer passeios de barco ao redor da ilha, bem como giros de caiaque, SUP e mergulho com snorkel.

A ilha de Bergeggi e a lenda popular

Diz a lenda que, esta ilha italiana em forma de coração, chegou à posição em que se encontra hoje em dia navegando sobre as águas e trazendo “a bordo” Santo Eugênio, bispo de Cartago, e São Vendemiale, que escapou da perseguição dos vândalos. Santo Eugênio permaneceu na ilha até sua morte, enquanto SãoVendemiale foi para a Córsega.

O Santo permaneceu ligado à ilha mesmo após a sua morte. Aliás, segundo as lendas populares, os seus restos mortais foram transportados para a cidade de Noli, mas depois desapareceram e reapareceram, como que por milagre, na ilhota. Para as pessoas, isso significava o desejo dele de não querer se separar do lugar. De fato, o mosteiro construído na ilha no ano 992 foi dedicado a Santo Eugênio.

Os restos mortais do santo permaneceram na ilha até 1252. Naquele ano, foram definitivamente transferidos para Noli e mantidos na igreja de San Paragorio.

Enfim, todos os anos, por ocasião da festa de Santo Eugênio, no dia 12 de julho, acontece uma procissão de barcos que partem de Noli para a ilha.

 

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.