Confira essas dicas do que comer em Nápoles quando se trata de comida de rua e guloseimas!
É bem fácil passear por Nápoles e passar o tempo inteiro comendo! É que tem tanta coisa deliciosa para experimentar e a cidade certamente tem um dos maiores patrimônios gastronômicos da Itália. De fato, a culinária napolitana é muito variada e, assim como aconteceu em várias outras regiões, principalmente no sul da Itália, sofreu influência de todas as dominações que passaram por lá.
Não vou entrar em detalhes de pratos que você encontra em restaurantes, até porque o texto seria infinitamente longo. A ideia aqui é exemplificar aquelas guloseimas, comidinhas de rua e outras delícias que podem ser encontradas em qualquer lugar de Nápoles, mesmo que você passe apenas poucas horas na cidade, coisa que espero que não o faça, visto que Nápoles é incrível e merece vários dias dedicados a ela.
O que comer em Nápoles
Não vá embora de Nápoles sem comer…
Frittatine
Uma das comidinhas de rua mais “gordas”, a frittatina é um bolinho frito de macarrão misturado presunto, ervilhas (às vezes), queijo e molho branco. Você as encontra em qualquer lanchonete ou “friggitoria” (lugar que vende alimentos fritos) de Nápoles, assim como em pizzarias e restaurantes. Neste caso, nos cardápios aparecerem como entradas.
Na próxima vez que sobrar macarrão na sua casa, corte-o e misture com os outros ingredientes que citei, faça um bolinho, passe na farinha de rosca e frite. Vai ver que delícia que é!
Montanara
A montanara é um lanche delicioso para você comer em Nápoles. Trata-se de uma pequena pizza frita, bem macia, coberta com um pouco de molho de tomate, parmesão e manjericão. Assim como a frittatina, a montanara pode ser encontrada em qualquer lanchonete de Nápoles, mas um dos lugares que fazem a melhor montanara é a pizzaria Starita (Via Materdei, nº 27, Nápoles), famosa também por ter sido a pizzaria de Sofia Loren no filme O Ouro de Nápoles .
Pizza
Nápoles tem a melhor pizza da Itália e ponto final. E não só por causa da maravilhosa muçarela, do molho de tomates fresquíssimo, é justamente o modo de fazê-la. Não por acaso a arte dos pizzaiolos napolitanos é um Patrimônio da Humanidade da Unesco!
Tentei perguntar a um pizzaiolo napolitano qual o segredo daquela pizza tão deliciosa e a resposta foi: além da escolha de ingredientes de altíssima qualidade, o segredo também está no forno à lenha super quente (300-400ºC). A pizza assa no forno somente por uns dois minutos, enquanto o pizzaiolo a gira com uma pá. O resultado é uma pizza bem fininha, com as bordas levemente crocantes e o centro macio. Uma delícia!
Ah, existe uma versão “street food” da pizza. É a “pizza a portafoglio“, ou seja, um pouquinho menor que a pizza tradicional e dobrada em quatro!

Mozzarella de Búfala
Além de comer uma pizza com mozzarella (ou muçarela) de búfala, algo que eu aconselho a fazer é ir a uma queijaria (caseificio) ou salumeria e pedir para fazer um sanduíche com a muçarela fresca.
A muçarela é produzida diariamente porque, em teoria, tem que ser consumida no mesmo dia. Ela tem um sabor indescritível e quase derrete na boca de tão macia.
Sem nada ou mesmo temperada com um pouquinho de azeite e óregano, é preciso provar para crer!
Babá
Doce napolitano por excelência, o babá é um bolinho esponjoso embebido em xarope de rum. Os babás de Nápoles derretem na boca de tão macios e é possível encontrá-los na versão simples (sem nada) ou com creme ou chantilly.
Para se ter uma ideia, o babá é algo tão sério para os napolitanos, que o maior elogio que se possa fazer a uma pessoa doce, de coração bom, é dizer “tu si nu’ babbà”.
Pastiera
A pastiera é um doce tradicional da Páscoa, mas a encontrei no café da manhã do hotel em pleno novembro, então imagino que hoje em dia a produção da pastiera não é mais exclusiva do período pascoal.
Trata-se de uma torta de massa frola recheada com uma mistura de ricota, açúcar, ovos, trigo cozido no leite e frutas cristalizadas (opcional). A massa é crocante e o recheio macio. É uma torta muito rica e calórica, como são os doces pascoais italianos, por isso você come um pedacinho e já fica satisfeito.
Uma das confeitarias mais tradicionais de Nápoles onde você pode comprar a pastiera é a Scaturchio (Piazza San Domenico Maggiore, nº 19, Nápoles).
Sfogliatella
Assim como o babá, a sfogliatella é um dos doces símbolo de Nápoles e há dois tipos: a sfogliatella riccia e a sfogliatella frolla.
A sfogliatella riccia é uma espécie de massa folhada (fininha e crocante) recheada com ricota, canela e frutas cristalizadas.
A outra versão, a sfogliatella frolla, é mais macia e feita com massa frola, mas o recheio é o mesmo.
E depois de tanta comilança, não deixe de tomar o autêntico café napolitano, forte, corposo, único!
***
Viu quanta coisa gostosa é possível comer em Nápoles? Melhor do que simplesmente comer, é fazer um passeio gastronômico, conhecendo a cidade enquanto degusta essas delícias.