Descobrindo a Itália

o que ver em lesina

Lesina: os encantos de um dos lagos mais bonitos da Puglia

Descubra o que ver em Lesina, cidade localizada no Gargano, Puglia, que tem um dos lagos mais bonitos da Itália.

Sei que é comum quando pensamos na Puglia, pensar em lindíssimas praias de areia branca e mar cristalino. Mas você sabia que uma parte do território é muito orgulhosa dos seus lagos e baseia neles toda a atividade turística e econômica? Um desses lugares é Lesina, localizada no Gargano, norte da região.

Para quem vem descendo pela costa leste da Itália, chegando até a Puglia, Lesina (pronuncia “Lésina”) seria a porta de entrada na região, tanto que ela é chamada de “porta norte do Gargano”. Por este motivo, acaba sendo sempre um ponto de passagem, sobretudo para quem está viajando de carro. Por isso, se você faz uma viagem desse tipo, por que não aproveitar e conhecer uma outra faceta da Puglia?

O Lago de Lesina

Como escrevi anteriormente, quem vem descendo pelo litoral italiano ao longo da estrada costeira, dá logo de cara com o Lago de Lesina (cerca de 20 km de comprimento e cerca de 3 km de largura) e com o Lago de Varano (cerca de 10 km de comprimento e cerca de 8 km de largura). Eles são erradamente chamado de “lagos”, porque na realidade trata-se de lagoas salobras costeiras.

lesina, puglia

Enfim, se você pesquisa sobre o que ver em Lesina, verá sempre mencionado o lago.  Ele é separado do mar por uma faixa de dunas, chamada Bosco Isola. Um verdadeiro bosque onde crescem carvalhos, zimbros, urzes e outros arbustos típicos da mata mediterrânea. O lago está conectado ao mar através de dois canais, que são o Foce Schiapparo no leste e o Acquarotta no oeste, onde você também pode admirar o chamado “Petre Nere”, um afloramento modesto, mas sugestivo, de rochas vulcânicas. A área é, em geral, uma reserva natural, com uma abundância de peixes (especialmente enguias) e onde os observadores de pássaros podem se divertir à procura de patos, garças e flamingos, mas também outras espécies de aves que param aqui na rota migratória da Europa para a África.

Além de observar pássaros, durante o verão também é possível praticar kite e windsurf. Tem até uma escolinha lá!

o que fazer em lesina
Consegui ver os flamingos!

O que ver em Lesina e o que fazer

Lesina é acima de tudo um lugar para os visitantes que desejam descobrir a natureza, com a presença do lago, mar e vegetação exuberante, e também um grande parte de mata mediterrânea, com bosques, pinhais e dunas onde você pode admirar uma grande variedade de pássaros e outros animais, incluindo flamingos.

lesina
O centrinho da cidade, uma dica do que ver em Lesina

Caminhar pela beira do lago

Ponto de encontro da população, a beira do lago de Lesina (que eles chamam lungolago) é ótima para fazer um passeio tranquilo, sobretudo no fim da tarde. O pôr do sol ali é incrível! Alguns pontos do lago são bem fotogênicos, perfeitos para aquelas fotos espetaculares do sol se pondo.

Há também barzinhos e um lindo pier que te permite caminhar “sobre o lago” e leva até uma área arqueológica no meio da água. À noite, ele fica iluminado e ainda mais bonito. Foi a partir de lá que eu consegui tirar a foto de abertura do post. Não parece uma paisagem do norte da Europa?

ver o por do sol em lesina
A maravilhosa paisagem do Lago de Lesina no fim da tarde.

Um passeio de barco ou pedalinho pelo lago

É possível fazer um agradável passeio pelo lago a bordo de um barco ou então alugando um pedalinho. Fiz um um ótimo passeio no lago com o pitoresco Lagobus, chegando até o mar e passando pelo canal Acquarotta.

Reservar o Lagobus é muito simples: basta ir ao Centro de Visitantes (Centro Visite), que está localizado de frente para o parque ornitológico.

O canal Acquarotta, dica do que ver em Lesina

Comprar queijos e outras delícias

Mesmo que você esteja só de passagem por Lesina, te aconselho a parar para adquirir uma das tantas excelências gastronômicas produzidas na cidade.

Por exemplo, eu adorei a lojinha da Azienda Agricola Turco, líder na produção de molhos e outros derivados de tomate.

Também não dá para resistir aos queijos produzidos em Lesina e dá para comprar de todos os tipos, tanto de vaca quanto de búfala. Para os queijos à base de leite de vaca, passe na loja do Caseficio del Fortore. Se a sua preferência é pelas muçarelas de búfala, então a La Bufalara  será uma parada obrigatória.

O que e onde comer em Lesina

Enguias. Não tem como falar de Lesina e não falar de enguias. Onde quer que você vá, qualquer que seja o restaurante ou casa de um morador da cidade, o prato forte vai ser sempre enguias, afinal é o produto principal do lago. Nos quatro dias que passei em Lesina comi esse peixe em vários modos diferentes: assado na brasa, frito, ensopado de enguia, carpaccio de enguia…

Le Antiche Sere (Via P. Micca, 22, Lesina)

Entre os arcos e as colunas de pedra e o ambiente acolhedor do interior, ou num esplêndido terraço a poucos metros da lagoa (imagino que maravilha no verão!): aqui é muito difícil escolher onde se sentar. E também é difícil escolher os pratos do chef Nazario: alici empanadas, camarão de laguna frito com creme de tomate verde, enguias com batatas e lampascioni, fritura mista de peixe. Tudo uma delícia e perfeito para quem busca pratos mais requintados.

La Cruna del Lago (Via Isonzo, 64)

Vontade de pizza? No La Cruna del Lago é possível saborear pizzas realizadas com ingredientes típicos do Gargano, como a salicórnia (uma espécie de planta marinha). As pizzas são deliciosas e o chef pizzaiolo Vincenzo D’Apote venceu inúmeros campeonatos de pizza. Vale a pena!

RistoBar Acquarotta (Località Acquarotta)

Outra ótima experiência gastronômica que tive em Lesina foino RistoBar Acquarotta. O lugar é adorável, fica no Bosco Isola e é rodeado de vegetação e tem vista para o lago Lesina. O restaurante fica dentro de um gazebo, mas é muito acolhedor, bem conservado e com uma visão ampla da paisagem fantástica que o rodeia. Fomos recebidos pelo Sr. Alberto, sempre muito gentil e atencioso, que nos explicou que a culinária deles é baseada no pescado do dia e que os pratos são todos preparados no momento. Tudo excelente!

Mercado do peixe de Lesina, na beira do lago.

Outras dicas

  • Se você estiver pensando em ir para as Ilhas Tremiti, Lesina pode ser um ponto de parada. O Centro Visite Lesina da cidade está trabalhando em um projeto que permitirá aos turistas aproveitar os dois lugares – ilhas Tremiti e Lesina – em um único pacote. Em breve vamos ter post sobre as Ilhas Tremiti também, fiquem de olho!
Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Organize sua viagem

Passeios na Itália

Tours privativos e em português para você curtir ainda mais as maravilhas da Itália

Transfers

Desloque-se com todo o conforto de um serviço de translado com motorista particular

Hotéis

Procure os melhores hotéis de acordo com as suas exigências e necessidades!

Aluguel de carros

Não quer ficar subindo e descendo de trem? Alugue um carro para viajar pela Itália!

Seguro Viagem

Não tenha dores de cabeça e escolha um seguro viagem que caiba no seu bolso

Cartão Internacional

Peça seu cartão da Wise para economizar nas suas viagens internacionais

VEJA TAMBÉM
OUTRAS DICAS