Descobrindo a Itália

Pesquisar
Reveillon na Itália

Onde passar o Reveillon na Itália

O que fazer no Reveillon na Itália de 2023/2024? Bem, essa é uma pergunta que muitas pessoas nos fazem. Por este motivo, se você irá passar a virada no ano por aqui, elaboramos algumas dicas  de onde passar o Reveillon na Itália!

O Reveillon na Itália

Tradicionalmente, a celebração da véspera de Ano Novo para italianos é uma festa grande com amigo e família reunidos em torno de uma mesa. Assim como no Brasil, nas mesas italianas também não podem faltar lentilhas e carne de porco, mais especificamente “cotecchino” (um embutido feito com carne da bochecha, pescoço e ombros do porco, temperado com muitas especiarias) e zampone (pata dianteira do porco recheada com carne de várias partes dele).  Os italianos acreditam que as lentilhas se assemelham a moedas pequenas e trazem riqueza, enquanto o teor de gordura da carne de porco significa abundância e prosperidade no Ano Novo.

Quanto ao vestuário, nada de branco! A tradição diz que vestir roupas íntimas vermelhas na véspera de Ano Novo trará sorte para o próximo ano e potencialmente amor à sua vida! Nessa época do ano as vitrines estão todas vermelhas!

As festas de Reveillon

Em toda a Itália você encontrará shows ao ar livre no dia 31, com música, apresentações e fogos de artifício! Cidades maiores, como Nápoles, Roma e Bolonha, realizam concertos e eventos ao ar livre que são televisionados em todo o país. Há também festas privadas com jantar e baile nos hotéis e restaurantes maiores, além de eventos tradicionais e de cada cidade.

Dicas de onde passar o Reveillon na Itália

Se você vai passar o Reveillon na Itália e ainda está se perguntando o que irá fazer nesta data, veja alguns eventos que irão acontecer nas principais cidades do país.

Reveillon em Veneza

Reveillon na Itália: Veneza

Para quem sonha um Reveillon em uma atmosfera de conto de fadas, Veneza por si só é uma das metas europeias mais desejadas. Entre os eventos programados para esta noite mágica, além do clássico beijo coletivo na Praça São Marcos, haverá também um concerto no Teatro la Fenice.

A programação do Teatro La Fenice prevê 4 datas: 29 de dezembro, às 20h; dia 30 às 17h, dia 31 às 16h, e segunda-feira 1 de janeiro de 2024 às 11h15.

Poucos minutos antes da meia-noite Veneza recebe 2024 com uma espetacular queima de fogos que ilumina a Praça São Marcos. A chegada do novo ano será celebrado em mil cores que são refletidas na lagoa. Para assistir a queima de fogos, o ideal é se posicionar ao longo da Riva degli Schiavoni, da Riva Ca ‘Deus, Riva San Biagio ou Riva dei Sette Martiri.

Reveillon em Bolonha

O Reveillon em Bolonha é muito animado. As pessoas se reúnem na Piazza Maggiore, onde o Vecchione (velho de madeira) pega fogo para se despedir do ano velho e dar as boas-vindas ao novo.

Desenhado pelo ilustrador e cartunista Igort, o Vecchione d’Artista 2023/24 se chama Morvo e evoca em seu formato a era de ouro do cartoon americano dos anos 1930-40: um pouco do chapeleiro maluco e um pouco do mágico Mandrake.

A partir das 22h. no dia 31 de dezembro, o ambiente da Piazza Maggiore, acessível a 8.000 pessoas, será aquecido em uma “noite sensacional” com dj-set da dupla Nina’s Drag Queens apresentando grandes clássicos da disco-music, revival, rock, eletrônica e remixes de cada “gênero”.

Reveillon em Trieste

Fogos no Reveillon em Trieste

Deixe-se fascinar pela atmosfera e pela elegância desta cidade. Diga adeus a 2023 entre as inúmeras atrações de Trieste, entre as quais o presépio gigante, a pista de patinação, os mercadinhos de Natal, a música do Grande Concerto de Fim de Ano na Piazza Unità d’Italia e os fogos de artifício no mar.

À meia-noite, o tradicional espetáculo de fogos e música acontecerá no Molo Audace!

Reveillon em Gênova

Para aguardar a chegada de 2024, Gênova anunciou uma longa festa de três noites. O Réveillon na cidade será uma grande festa ao ar livre que começará já no dia 29 de dezembro e terminará com a chegada do ano novo.

O foco das comemorações será a Piazza De Ferrari e os eventos são gratuitos.

Reveillon em Florença

Reveillon em Florença

No domingo, 31 de dezembro, a Toscana se despede de 2023 com muitos concertos, fogos de artifício e espetáculos espalhados por todas as praças da região.

Em Florença, a noite mais longa do ano é celebrada em seis praças entre o centro e o Oltrarno, duas a mais que no ano passado. O cantor italiano Diodato se apresentará na Piazza della Signoria; na Piazza San Giovanni você pode assistir a um concerto gospel; na Piazza Santissima Annunziata você pode ouvir jazz; na Piazza Santa Croce está prevista a presença de uma orquestra ao vivo, também acompanhada de danças; A Piazza del Carmine será palco de música pop ou de cantores e compositores; enquanto uma banda marcial se apresentará nas ruas do Oltrarno.

Ano Novo em Roma

Reveillon em Roma

O show da virada em Roma é um evento gratuito que acontece no Circo Massimo. A festa está prevista para iniciar às 21h30, indo até a 1h30 da manhã. Irão se apresentar os cantores italianos Francesca Michielin, Blanco e Lazza.

Reveillon em Nápoles

Reveillon em Nápoles

Aqui, o conselho é esperar até o Ano Novo com uma vista de tirar o fôlego a partir do belo terraço de Castel dell’Ovo ou ir conferir o show gratuito na Piazza del Plebiscito, onde se apresentarão vários cantores locais. O show começará às 21h30 e vai até meia-noite quando, juntos, se fará um brinde à chegada do ano novo.

O grande espetáculo de Reveillon em Nápoles terá como atrações Arisa, The Kolors, Enzo Avitabile e muitos outros convidados, tanto da música quanto do entretenimento.

Reveillon em Catania

Reveillon em Catania

Por que não começar 2024 com um Ano Novo na Sicília? Os sabores e cores das terras sicilianas são reforçadas durante os jantares de gala e espetáculos previstos para a noite mais longa do ano. Se você gosta da ideia de um Ano Novo com música, a resposta é Catania.

A Piazza Duomo hospedará milhares de espectadores, amantes da boa música e ansiosos para passar uma véspera de Ano Novo alternativa em comparação com os jantares habituais.  Na noite de 31 de dezembro se apresentarão os cantores italianos Tananai e Mario Biondi. Um dos eventos mais esperados de todos os feriados de Natal para o povo de Catania e para todos os turistas que estão na cidade..

Além de Catania, outras cidades da Sicília estão se preparando para o Ano Novo de 2024. Em Palermo, no último dia do ano, haverá um show da cantora italiana Elodie na Piazza Giulio Cesare, além de bandas locais.

Saiba mais sobre o Reveillon na Sicília no Descobrindo a Sicília!

 

Boas festas e buon anno!!!

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Organize sua viagem

Passeios na Itália

Tours privativos e em português para você curtir ainda mais as maravilhas da Itália

Transfers

Desloque-se com todo o conforto de um serviço de translado com motorista particular

Hotéis

Procure os melhores hotéis de acordo com as suas exigências e necessidades!

Aluguel de carros

Não quer ficar subindo e descendo de trem? Alugue um carro para viajar pela Itália!

Seguro Viagem

Não tenha dores de cabeça e escolha um seguro viagem que caiba no seu bolso

Cartão Internacional

Peça seu cartão da Wise para economizar nas suas viagens internacionais

VEJA TAMBÉM
OUTRAS DICAS