presépios vivos

Conheça alguns dos mais interessantes presépios vivos da Itália

Os presépios vivos, em italiano “presepi viventi“, são bastante comuns na Itália. As cenas na natividade são geralmente encenadas por vários dias durante as festas de fim de ano.

Tradicionalmente, aqui na Itália, o foco principal das decorações de Natal são mesmo os presépios, até porque a árvore de Natal só veio aparecer no país após a II Guerra Mundial.

Toda igreja tem um presépio e eles podem ser encontrados também em praças, lojas e outras áreas públicas. Mas além dos presépios normais, os presépios vivos são uma tradição secular, e pode ser uma ótima ideia planejar visitar alguns, caso sua viagem aconteça no período do Natal.

A origem dos presépios vivos

Talvez muitos não saibam que a primeira cena de natividade da história foi encenada por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, em Greccio, na região central do Lazio, a cerca de 100km de Roma.

Como descrito na biografia de São Boaventura, o santo obteve permissão do papa para montar, com a ajuda da população local, uma manjedoura com feno, um boi e um asno numa caverna do vilarejo.

São Francisco tinha a intenção de recriar a atmosfera mística do Natal em Belém, para que todos pudessem ver com seus próprios olhos onde Jesus nasceu. Ele então convidou os aldeões a assistirem à cena enquanto pregava sobre Jesus. Greccio reencena esse evento a cada ano.

Cenas do presépio de Greccio em um afresco de Giotto. Este afresco encontra-se na Basílica de São Francisco em Assis.

A partir daí, cenas de natividade se espalharam pela Europa nos dois séculos seguintes. Gradualmente, as cenas se expandiram, incluindo muitos atores e figurantes, e às vezes uma aldeia inteira.

As encenações da natividade são encontradas em muitas partes da Itália. Muitas vezes, os presépios vivos são apresentados por vários dias, geralmente no Dia de Natal e 26 de dezembro, e às vezes novamente no fim de semana seguinte e no dia de reis.

A tradição dos presépios ainda é forte no país. Se você é um amante da natividade, estes são alguns dos mais interessantes presépios vivos da Itália.

O Presépio Vivo de Greccio

Como escrevi anteriormente, foi em Greccio onde tudo começou e é o lugar onde acontece a mais famosa reconstituição histórica da natividade. Greccio é a própria cidade do presépio.

A particularidade do presépio vivo de Greccio é que a encenação histórica nos faz reviver o nascimento do primeiro presépio vivo da história, voltando ao Natal de 1223. Quem o realizou foi São Francisco de Assis, com a ajuda do Nobre Senhor de Greccio, Giovanni Velita.

 

Presépios na Itália
Foto: presepedigreccio

As encenações acontecem no Santuário Franciscano de Greccio. Há arquibancadas aquecidas com capacidade para cerca de 2000 pessoas. Os lugares não podem ser reservados.

O presépio vivo de Matera

Se o presépio de Greccio é o mais antigo e famoso, aquele de Matera é o maior da Itália.

Ao anoitecer, os bairros antigos de Matera, os Sassi, por si só já se parecem com um presépio, graças à conformação particular do território e às numerosas luzes das casas, uma empoleirada na outra. Desta forma, durante o período de Natal, os Sassi não poderiam deixar de ser o pano de fundo do maior presépio vivo do mundo. Numerosos figurantes recriam as cenas da antiga Jerusalém no advento do nascimento de Jesus.

Veja também: O que ver em Matera

 

O que ver em Matera
Não parece mesmo um imenso presépio?

Ao longo de uma rota de 1km no Sasso Barisano e que dura cerca de uma hora, os participantes recriarão sete cenas da Bíblia, da Anunciação à Natividade. Os diferentes cenários acontecem em cinco locais diferentes, três em ambientes fechados e dois ao ar livre. Para acompanhar as encenações, haverá jogos de sons, luzes e projeções de trechos dos filmes mais importantes sobre a vida de Jesus filmados no Sassi de Matera.

O Presépio vivo de Custonaci, na Sicília

Custonaci é uma pequena cidade da Sicília, região com uma grande tradição de presépios vivos. Durante o período natalino, uma pequena área de Custonaci conhecida como “Borgo Scurati” é transformada em uma cópia da Terra Santa. Mais do que apenas uma natividade, a aldeia é criada para assemelhar-se a uma antiga vila com artesãos e pequenas lojas.

Além das clássicas cenas do advento do nascimento de Jesus, o presépio é composto por um conjunto de cenários e personagens que reproduzem as antigas profissões da Sicília, algumas das quais já nem existem mais.

Veja algumas imagens do presépio vivo de Custonaci.

Veja ainda: Natal na Sicília e a tradição dos presépios

Presépio de Tricase, na Puglia

Tricase, entre Leuca e Otranto, na Puglia, também hospeda um dos mais famosos nativos da vida italiana. Nesta ocasião, a colina de Monte Ogre é espetacularmente iluminada por mais de 35.000 lâmpadas. Além disso, cerca de 200 figurantes encenam momentos da vida cotidiana, ofícios típicos do Salento e cenas da vida romana do passado.

Presépios Vivos da Itália
Foto: presepeviventetricase

Equi Terme, na Toscana

Na Toscana, o cenário de natividade com mais tradição é, sem dúvida, o de Equi Terme, um vilarejo no norte da região.

O percurso se desenvolve por cerca de 40 minutos, durante os quais você tem a oportunidade de observar os diferentes personagens do presépio enquanto realizam seus ofícios tradicionais. Por exemplo há ferreiros, marceneiros, queijeiros, pastores, tecelãs e fiandeiras, sem esquecer carpinteiros e escultores. Em suma, há mais de 200 figurantes que reproduzem fielmente a população de dois mil anos atrás.

Encenações da natividade na Itália
Foto: site presepe Equi Terme

A rota é muito sugestiva e atravessa as ruas do vilarejo, sob a luz de tochas e velas.

Montefiore Conca, na Emília-Romanha

Antes de mais nada, Montefiore Conca, na província de Rimini, é um daqueles vilarejos do interior, onde, em época medieval, erguiam-se fortalezas e postos militares. De fato, no topo da cidade, há um lindo castelo fortificado do século XIV.

No Natal, Montefiore Conca também propõe um presépio vivo. Iluminado apenas por tochas e braseiros, a vila oferece uma jornada no ano zero: entre os antigos ofícios, os jogos de rua, os sabores de outras eras, nos encontramos em uma Belém mágica e sugestiva.

Montefiore Conca

***

Essas são somente algumas dicas de presépios vivos na Itália. De fato, há centenas de outros, sobretudo nos vilarejos do centro-sul do país. Assim, se você viaja no Natal, aproveite para participar de uma das tradições religiosas mais antigas da Itália!

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.