Já ouviu falar na rua dos presépios de Nápoles? A Via San Gregorio Armeno é uma rua do centro histórico de Nápoles, famosa no mundo inteiro graças aos artesãos e às lojinhas que vendem artigos para presépios. São estatuetas, decorações, estruturas, enfim, tudo que você possa imaginar que sirva para montar seu presépio.
Apesar de ser uma rua quase inteiramente dedicada à venda de artigos natalinos, as lojas e os ateliês ficam abertos o ano inteiro. Ao entrar em uma das oficinas dos artesãos, que quase sempre ficam nas próprias lojas ou anexo a elas, é possível vê-los trabalhando. Melhor ainda se passar por lá no período natalino.
De fato, atraída pela beleza das estátuas, não resisti e entrei no ateliê do artesão Nicola Giordano. Ele foi muito gentil e, enquanto trabalhava, respondeu a algumas das minhas perguntas sobre a arte dos presépios napolitanos.

Por que a Via San Gregorio Armeno é a rua dos Presépios de Nápoles?
Fiquei me perguntando como é que a Via San Gregorio Armeno se tornou justamente a rua dos presépios de Nápoles.
Pesquisando, descobri que ali, durante o período romano, surgia um templo dedicado a Ceres, deusa da agricultura, da colheita e dos grãos. A população local costumava oferecer à deusa estatuetas de terracota em agradecimento aos pedidos atendidos.
Os artesãos, espertos que só, começaram a abrir suas oficinas ali nos arredores do templo e a comercializar as estatuetas. Com o advento do cristianismo, o templo de Ceres se tornou a igreja de San Gregorio Armeno, e a fabricação das estátuas em louvor de Ceres se transformou na arte de esculpir figuras da natividade.
Apesar disso, a tradição dos presépios napolitanos surgirá somente ao final do século XVIII. O interessante é que as figuras que são produzidas hoje representam a natividade de Cristo como se ela tivesse acontecido somente 300 anos atrás!
As lojas e ateliês
As lojinhas da Via San Gregorio Armeno são incríveis. Elas propõem uma quantidade imensa de artigos, muitas vezes em modo desordenado, formando um caos que faz parte do cenário. Sem falar que a rua fica quase sempre lotada, não só de turistas, mas de locais que vão lá todos os anos para comprar algo mais para seus presépios.
Enfim, a Via San Gregorio Armeno é uma verdadeira “25 de março” natalina!
Você encontrará de tudo: estatuetas de personagens e de animais, amuletos da sorte, pedaços de cortiça e os enfeites mais variados de todos os preços e tamanhos, ocupando cada centímetro das bancas e prateleiras.
Mas não há só estatuetas dos personagens da natividade. Os artesãos da Via San Gregorio Armeno são também famosos por criar estátuas de celebridades, jogadores de futebol, políticos, enfim pessoas que se destacaram durante o ano, tanto em modo positivo quanto negativo.
Não importa o período do ano que você visitar Nápoles, vale sempre conhecer a Via San Gregorio Armeno e a tradição dos presépios de Nápoles. É um verdadeiro museu de estatuetas a céu aberto e é impossível não ficar bobo, aliás, quase voltar a ser criança, ao ver as cenas animadas e os bonequinhos que se movem.
Alguns conselhos
- É recomendado prestar muita atenção aos seus pertecences, principalmente a carteira e a bolsa. Por ser uma rua muito frequentada e cheia de turistas, há também um bom número de batedores de carteira. Fique atento.
- Aproveite a ocasião para ver as principais atrações do centro histórico de Nápoles que ficam perto da Via San Gregorio Armeno, como a Basílica de San Lorenzo Maggiore e os subterrâneos de Nápoles (Napoli Sotterranea).