receita de cappelletti

Cappelletti: Receita, origens e curiosidades

Antes de mais nada, não existe uma receita de cappelletti que seja igual à outra. Isso porque embora seja este prato tenha se originado na região da Emília-Romanha, ao longo dos séculos essa receita se difundiu em outras regiões, como Úmbria e Marche.

Sendo assim, justamente por causa da sua popularidade, há diversas versões deste prato, com ingredientes que podem variar de uma cidade para a outra.

Mas apesar das diferenças, todas as receitas de cappelleti têm algo em comum: a típica forma de chapéu da massa e o caldo.

Em suma, o recheio pode mudar, o tamanho da massa pode ser diferente, mas a forma típica do cappelletti não se discute. De fato, esta deve lembrar sempre a forma de um chapéu, mais exatamente um típico casquete masculino que se usava na Idade Média.

Por sua vez, o caldo para acompanhá-lo, deve ser gorduroso como manda a tradição (nada de caldinhos light!).

As origens do cappelletti

As origens dos cappelletti são incertas, mas fontes atestam sua existência desde o início do século XIX. Naquela época, o uso de carne no recheio fez do cappelletti o “prato de domingo“, ou seja, um luxo que só era possível de vez em quando. Na receita original, o recheio do cappelletti é feito exclusivamente com ensopado de carne, combinado com Parmigiano Reggiano e especiarias. Com o tempo, outras carnes também foram adicionadas e em alguns casos até presunto.

Existem duas variantes sobre a origem do nome cappelleti. Segundo uma lenda, os deuses Vênus, Marte e Baco pararam em uma hospedaria para passar a noite. Quando a deusa acordou, com um pouco de fome, chamou a cozinheira, que vendo aquele magnífico corpo nu deitado na cama, resolveu reproduzir seu umbigo amassando a massa. A segunda, mais banal, afirma que o nome deriva de “chapéu”, pois a forma do Cappelletti lembra tanto o clássico chapéu medieval quanto a mitra dos granadeiros. Além disso, a palavra chapéu em italiano se diz cappello. Portanto, cappelletti significa literamente chapeuzinhos.

como fazer capeleti

Receita de Cappelletti

Que tal preparar esta receita de cappelleti italiana aí na sua casa?

Antes de mais nada, você vai precisar de:

Veja abaixo como fazer a receita de cappelletti segundo a tradição da Úmbria.

Ingredientes da massa

Rendimento: 4 porções

  • 400g de farinha de trigo
  • 4 ovos

Ingredientes do recheio

  • 150g de carne de porco moída
  • 100g de carne bovina moída
  • 100g de peito de frango
  • 50g de queijo Parmigiano Reggiano ralado
  • 1 ovo
  • 1/2 cebola picada
  • 1 talo de salsão picado
  • 1 cenoura picada
  • 50ml de vinho tinto
  • Azeite extra-virgem à gosto
  • Noz moscada à gosto
  • Sal e pimenta do reino à gosto

Receita de cappelletti: modo de preparar

O recheio

Refogue no azeite a cebola, o salsão e a cenoura picados. Junte as carnes, adicione sal e pimenta do reino e deixe dourar um pouco.
Em seguida, acrescente o vinho e deixe cozinhar até que as carnes fiquem moles.
Quando estiver pronto, passe tudo no processador (carnes e caldo) e então deixe esfriar.
Por fim, misture tudo com o queijo, o ovo e a noz moscada. Reserve.

A massa dos cappelletti

Coloque a farinha de trigo em uma superfície lisa, como uma mesa ou uma tábua grande, dando a forma de um monte. Faça um buraco no meio e coloque os ovos.

Misture tudo com as mãos até obter uma massa macia, mas não grudenta.  Em seguida, cubra com papel filme e deixe-a descansar por pelo menos 30 minutos em um lugar fresco e seco (se estiver muito quente, coloque na geladeira).

Depois que tiver passado o tempo de descanso, abra a massa com um cilindro (ou então a mão, com um rolo de macarrão) até obter uma espessura de 0,6mm. Com um cortador de massa ou uma faca, corte a massa em quadrados de cerca 5cm.

Por fim, coloque uma pequena quantidade de recheio no centro de cada quadrado de massa.

Receita de cappelletti: como fechar a massa

Agora começa a melhor parte da preparação desta receita de cappelletti.

O fechamento dos cappelletti é totalmente diferente dos outros tipos de massa, como tortellini ou ravioli. Para fechá-los corretamente, é necessário dobrar a massa sobre si mesma, formando um triângulo com o recheio no meio. Em seguida, una as duas pontas opostas do triângulo. Dessa forma, você vai obter um cappelletto perfeito.

Veja o video abaixo para ter uma ideia melhor.


Enfim, cozinha os cappelletti no caldo de carne ou em outro de sua preferência.

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.