Não há Carnaval na Itália sem chiacchiere, um doce típico do Carnaval italiano, mas cujo nome varia de região para região. São chamadas frappe na Emília-Romanha, cenci na Toscana, bugie di Carnevale no Piemonte, mas em grande parte da Itália são simplesmente chiacchiere.
É também um doce muito conhecido no sul e sudeste do Brasil, onde são chamados de grostoli ou cueca virada. Enfim, o nome não importa, é uma guloseima muito simples de fazer e apesar das pequenas variações que podem existir entre uma região e outra, o resultado é sempre o mesmo: uma massa fininha frita, coberta por uma chuva de açúcar. Uma delícia.
Receita de Chiacchiere
- 500g (3 1/2 xíc) de farinha de trigo com fermento
- 50g (3 1/2 col. de sopa) de manteiga
- 70g (6 col. de sopa) de açúcar
- 3 ovos + 1 gema
- raspas da casca de 1 limão ou laranja
- 2 colheres de sopa de aguardente
- 1 pitada de sal
- açúcar de confeiteiro para decorar
- óleo para fritar
Modo de fazer:
Em um prato, bata os ovos com um garfo até que gema e clara fiquem bem misturadas. Numa tigela à parte, coloque a farinha de trigo peneirada, o açúcar, os ovos batidos, o sal e a aguardente. Misture tudo com as mãos ou com a ajuda de um processador, até que a massa fique compacta e lisa (10 minutos). Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
Agora é hora de abrir a massa. Espalhe um punhado de farinha de trigo sobre uma superfície de mármore ou de madeira. Divida a massa em duas porções, para facilitar o trabalho. Em seguida, com um rolo de macarrão, abra a massa até que ela fique bem fininha, com cerca de 2mm de espessura. Com um cortador de pastel, corte tiras de aproximadamente 3 x 10 cm. Faça o mesmo com a outra parte da massa.
Frite as tiras em abundante óleo até que fiquem bem douradinhas. Vá fritando aos poucos e vá colocando a massa frita num recipiente forrado com papel toalha, para que absorva o óleo. Por fim, polvilhe açúcar de confeiteiro nas chiacchiere e divirta-se comendo!
E então, você conhece algum outro doce típico do Carnaval italiano? Conta pra gente!