A Farinata Genovesa é uma espécie de torta bem fina, feita apenas com farinha de grão de bico, água, azeite de oliva extra virgem e sal.
Suas origens remontam à época dos romanos, mas segundo a lenda, a farinata como a conhecemos hoje foi inventada em agosto de 1284, quando a República de Gênova derrotou Pisa na batalha de Meloria no mar da Ligúria.
No caminho de volta para casa, os navios genoveses foram atingidos por uma tempestade, e parte do azeite de oliva e dos barris de farinha de grão de bico se quebraram, os produtos então misturados e umedecidos pela água salgada do mar. Após a tempestade, percebendo que não tinham mais nada para comer, os marinheiros colocaram a mistura para secar ao sol e consumiram.
Frequentemente aromatizada com alecrim, a farinata di ceci pode ser comida pura ou com adição de algum queijo cremoso e um toque de pesto alla Genovese.
Leia também: 13 pratos típicos de Gênova
Receita de farinata genovesa
Aqui está a receita de farinata genovesa para uma assadeira redonda (cerca 35 cm de diâmetro):
200g farinha de grão de bico
600ml de água
1/2 copo de azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de preparar
Antes de tudo, coloque a farinha de grão de bico na água, tendo o cuidado de dissolver todos os grumos. Em seguida, adicione duas pitadas de sal (o equivalente a 1 colher de chá) e deixe descansar por cerca de 5 horas, mexendo de vez em quando
Em seguida, elimine toda a espuma formada em sua superfície com uma escumadeira.
Enquanto aquece o forno a 250°C (o forno tem que estar no máximo mesmo), unte a assadeira com duas colheres de sopa de azeite. Provavelmente, as panelas perfeitas são as de cobre galvanizado, bem antigas, mas você também pode fazer farinata em uma assadeira normal.
Quando o forno estiver quente, aqueça a panela de óleo por alguns minutos; em seguida, despeje a mistura e o óleo restante nela.
Deixe a assadeira em contato com o fundo do forno por 10 minutos. Depois disso, mude para a parte mais alta e deixe assar por mais 10-15 minutos, até que a superfície fique dourada.
Por fim, polvilhe com pimenta-do-reino e sirva quente. Sua farinata genovesa está pronta!