vinho sciacchetra

Sciacchetrà, o incrível vinho de Cinque Terre

vinho Sciacchetrà é, provavelmente, o produto mais importante e famoso de Cinque Terre. Mas se você nunca ouviu falar dele, saiba que trata-se de um incrível vinho licoroso produzido com as uvas que crescem nas íngremes colinas de Cinque Terre. Além disso, o cultivo desta vinha é tão difícil que os produtores de Sciacchetrà são chamados de “viticultores heróicos”.

Enfim, vamos conhecer um pouco mais sobre esse vinho incrível?

Em português, a pronúncia seria mais ou menos “Xaquetrá”.

As origens do nome Sciacchetrà não são certas. Alguns afirmam que vem da palavra grega “shekar”, que indica bebidas fermentadas. No entanto, a versão mais comum é que o nome Sciacchetrà vem de uma palavra do dialeto local – “sciaàca” – que significa espremer.

A história do Sciacchetrà

Quem levou os primeiros vinhedos para Cinque Terre foram os antigos gregos que colonizaram esta zona da Liguria. Depois disso, os romanos aprimoraram as técnicas de produção de vinho.

Posteriormente, na Idade Média, iniciou a introdução dos murinhos de pedra que se tornaram parte essencial do cultivo dos vinhedos. Graças a eles as plantas puderam crescer nas íngremes colinas de Cinque Terre.

Ao longo dos anos, as vinhas tornaram-se praticamente as únicas plantas cultivadas nesta área. No início do século XX, a zona de Cinque Terre era muito pobre, mas seus habitantes eram muito orgulhosos e preferiam permanecer em suas aldeias e transmitir as tradições ligadas à produção do Sciacchetrà. Em 1920, insetos chamados filoxera destruíram quase todos os cultivos de uvas em Cinque Terre. Felizmente, em 1930 os vinhedos voltaram a ser enxertados na zona.

Nos anos 90 a produção de vinho Sciacchetrà começou a crescer e hoje se tornou um dos elementos mais importantes de toda a zona de Cinque Terre.

 

Onde ficam os vinhedos?

Em Cinque Terre, as vinhas crescem nas encostas das montanhas, e é por isso que as encostas são repletas de terraços. Por sua vez, estes são suportados por muros de contenção feitos de pedra seca (sem cimento ou outro material que “cole”). Esses muros são essenciais porque evitam deslizamentos.

vinhedos em Cinque Terre

Vinho Sciacchetrà DOC

Só é possível produzir o verdadeiro e autêntico Sciacchetrà em alguns municípios da província de La Spezia. A maioria dos produtores de Sciacchetrà se concentra nos vilarejos de Cinque Terre.

O Sciacchetrà foi reconhecido como um vinho DOC (Denominazione di Origine Controllata). Em Cinque Terre, existem 21 fabricantes de Sciacchetrà.

As variedades de uvas que podem ser utilizadas para produzir este vinho são:

  • Uvas Bosco (min 40%) – uma casta típica da Ligúria
  • Uvas Albarola (máx. 40%) – uvas locais da Ligúria
  • Uvas Vermentino (máx. 40%) – uvas brancas com aroma muito intenso, muito comuns na Ligúria e na Sardenha.

 

Como ocorre a produção do Sciacchetrà

A colheita das uvas que irão dar origem ao Sciacchetrà é um trabalho muito difícil. As vinhas situam-se em encostas íngremes e é necessário estar atento para que não caiam dos terraços. Para complicar ainda mais as coisas, as videiras são baixas e muitas vezes é preciso ficar de joelhos ou até deitados para apanhar as uvas.

vindima do vinho sciacchetra
Vindima em Manarola

Depois de selecionar as melhores uvas, estas são posicionadas em grades especiais e deixadas a secar em um local seco e fresco por cerca de dois meses. Após esse período, as uvas secas são desengaçadas manualmente e então espremidas / esmagadas. Em seguida, transfere-se para os barris de metal, ficando ali por cerca de um ou dois meses. Passado esse tempo, o Sciacchetrà vai para os barris de madeira, onde permanece por pelo menos 1 ano antes de ser engarrafado.

Um Sciacchetrà Riserva fica pelo menos 3 anos nos barris de madeira

O resultado é um vinho doce, ligeiramente frutado e reconhecível pela sua cor topázio.

Tradicionalmente, serve-se o vinho Sciacchetrà no final da refeição, para que se possa apreciá-lo na íntegra. Além disso, é considerado um “vinho de meditação”, perfeito se não for misturado com os sabores de uma refeição principal devido ao seu caráter complexo.

vinho sciacchetra

Faixa de preço

Por causa da grande dificuldade na produção do vinho Sciacchetrà e visto que a quantidade engarrafada é muito limitada a cada ano, o preço é bastante alto.

De fato, as garrafas mais baratas custam cerca de 30€ (uma garrafa de 375ml). Porém, uma garrafa de 375ml de Sciacchetrà de boa qualidade custa a partir de 50€. Já um Sciacchetrà Riserva pode custar a partir de 100 euros.

Bem, o Sciacchetrà é bastante caro, mas se você pensar quanto tempo e trabalho manual são necessários para produzir cada garrafa, provavelmente vai perceber que é muito barato.

Enfim, se você está procurando uma lembrança autêntica e típica de Cinque Terre, o vinho Sciacchetrà é a melhor coisa que você pode comprar.

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.