Descobrindo a Itália

Pascoa na Itália

As tradições da Semana Santa na Itália

A Páscoa na Itália é uma data muito sentida. De fato, com sua cultura profundamente ligada ao Catolicismo, não poderia ser diferente.

Aqui, durante toda a Semana Santa, acontecem uma série de ritos e tradições que existem há séculos e que certamente podem enriquecer ainda mais a sua viagem.

As principais celebrações da Páscoa na Itália

Enfim, se você for passar o período da Semana Santa e da Páscoa na Itália, aqui vão algumas dicas do que fazer em diferentes regiões, de uma ponta à outra do país.

Em Roma: a Via Crucis no Coliseu

Todos os anos milhares de fiéis assistem a uma das Vias Crucis mais incríveis do mundo, que acontece na noite da Sexta-Feira da Paixão.

A cruz é carregada pelos 14 passos da Via Crucis por famílias italianas, refugiados, doentes. A cerimônia inicia por volta das 21h e é transmitida pelo site do Vaticano. No final da Via-Crucis, o papa fala aos fiéis e dá a Benção Apostólica.

via crucis no coliseu

Veja ainda: Tours em Roma com guia brasileira

Páscoa na Itália: Florença e a Cerimônia da “Explosão do Carro”

No Domingo de Páscoa, em Florença, acontece a  “Cerimonia dello Scoppio del Carro” e trata-se de um evento folclórico que remonta ao século XI. O carro, chamado “Brindellone”, é puxado por bois enfeitados com flores.

Juntamente com o Fogo Sagrado, ele sai em procissão até a Piazza Duomo. Por fim, no término da cerimônia religiosa, acende-se um estopim que provoca a explosão do carro repleto de fogos de artifício.

Páscoa na Itália

Na Úmbria: as tradições de Assis

Talvez a principal celebração que acontece em Assis é a chamada Scavigliazione, ou seja, a retirada do corpo de Cristo morto da cruz. Ela acontece na noite da Quinta-Feira Santa, na Catedral de San Ruffino e remonta ao século XIII.

Na manhã da Sexta-Feira Santa, acontece a procissão do Cristo Morto, quando o corpo é transferido da Catedral de San Ruffino à Basílica de São Francisco.  À noite, o corpo de Cristo encontra a Mãe Adolorada, percorrendo em uma outra procissão as ruas de Assis.

Um doce típico da Páscoa na Itália é a Colomba Pascal. Conheça sua história!

Sexta-Feira Santa em Chieti

Na Sexta-Feira da Paixão, em Chieti, no Abruzzo, também acontece a procissão do Cristo Morto, considerada a mais antiga da Itália, uma vez que remonta ao ano 842.

Em suma, dela participam centenas de figurantes e 13 congregações. De fato, é uma procissão tão grande, que também conta com 150 cantores e tantos outros músicos que vão acompanhando a procissão dos encapuçados.

A Sexta-Feira Santa em Sorrento

As duas procissões da Sexta-Feira Santa em Sorrento são famosas no mundo inteiro e se aproximam muito àquelas de Sevilha, tanto pela solenidade quanto pela capacidade de envolvimento emotivo que suscitam. As procissões nasceram no século XVI como rituais de penitência que comportavam também a autoflagelação, mas com o tempo acabaram se desenvolvendo e se enriquecendo, sobretudo no que diz respeito ao aspecto coreográfico.

A chamada Procissão Branca, percorre as ruas do centro histórico de Sorrento das  3 às 6h da manhã da Sexta-Feira Santa e representa, segundo a tradição popular, a peregrinação da Virgem Maria em busca do filho, traído, preso e condenado à morte.

Pascoa na Itália

Já no fim da noite da Sexta, acontece a Procissão Negra, que nada mais é que o transporte do Cristo Morto, em silêncio e no escuro. Uma emoção única que exalta os mais autênticos valores de fé e as antigas tradições passadas de geração em geração.

Puglia: a Semana Santa em Taranto

É inesquecível e profunda a celebração da Quinta e da Sexta-Feira Santas em Taranto, com suas três procissões muito, muito lentas.

A primeira procissão é chamada Processione dei Perdùne, como eram chamados os peregrinos que iam a  Roma em ocasião do Jubileu. Com a cabeça coberta com um longo capuz branco e um chapéu preto, eles desfilam descalços da tarde da Quinta-Feira Santa até a madrugada.

Depois dela, parte a segunda procissão, aberta por uma pessoa tocando a troccola, uma tábua de madeira com dentes de ferro. Para vocês terem uma ideia, a procissão é tão lenta que percorrem 4km em mais de 10 horas.

Páscoa na Itália
Um troccolante, a pessoa que toca a “troccola”.

Por fim, na tarde da Sexta-Feira Santa, acontece a procissão dos Mistérios, com estátuas e o andor do Cristo Morto. A procissão dos Mistérios dura até a madrugada do Sábado. No total, são mais de 40 horas de procissão, uma após a outra.

Sardenha: a Semana Santa de Alghero

A história da Semana Santa de Alghero é muito antiga. Suas origens remontam ao século XVII, quando Alghero era ainda uma colônia espanhola e quando, justamente naqueles anos, o mar “trouxe” para a cidade a estátua do Cristo de Alicante (o Santcristus).

Considerado um presente de Deus vindo do mar, o Santcristus tornou-se um objeto de adoração popular e elemento principal dos rituais da Semana Santa. A chamada Setmana Santa de l’Alguer (assim mesmo, em catalão) mantém ainda forte as tradições da Catalunha: os fiéis percorrem as ruas da cidade junto com os participantes das confrarias (inclusive algumas provenientes da Espanha), alternando momentos de silêncio e de sons das orações realizadas também em catalão.

Sicília: A procissão do Santo Véu em Piana degli Albanesi

A particularidade da Semana Santa em Piana degli Albanesi, cidade nos arredores de Palermo, é que as celebrações acontecem segundo os rituais bizantinos. Mesmo tendo passado mais de 500 anos da chegada dos albaneses na Sicília fugindo das perseguições dos turcos, os habitantes de Piana degli Albanesi mantêm ainda a língua e os antigos hábitos de sua terra natal.

semana santa na itália

Da procissão participam a maior parte das moças da cidade, vestidas com os costumes típicos. Outra tradição é a distribuição de ovos pintados de vermelho e feita por grupos de mulheres também vestidas com as roupas típicas do século XV. Por fim, quando a celebração religiosa termina, acontece a Procissão do Santo Véu, uma espécie de Sudário onde se entrevê o rosto de Jesus.

Conheça outras tradições da Semana Santa na Sicília.

E então, você conhecia algumas dessas tradições da Semana Santa e da Páscoa na Itália? Ou melhor, já participou de alguma delas?

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Organize sua viagem

Passeios na Itália

Tours privativos e em português para você curtir ainda mais as maravilhas da Itália

Transfers

Desloque-se com todo o conforto de um serviço de translado com motorista particular

Hotéis

Procure os melhores hotéis de acordo com as suas exigências e necessidades!

Aluguel de carros

Não quer ficar subindo e descendo de trem? Alugue um carro para viajar pela Itália!

Seguro Viagem

Não tenha dores de cabeça e escolha um seguro viagem que caiba no seu bolso

Cartão Internacional

Peça seu cartão da Wise para economizar nas suas viagens internacionais

VEJA TAMBÉM
OUTRAS DICAS