palacios reais turim

Uma visita à Residência de Caça de Stupinigi

Quem ama visitar Residências Reais quando viaja pelo mundo, levante a mão! Se você é uma dessas pessoas, vai adorar conhecer a Residência de Caça de Stupinigi (Palazzina di Caccia di Stupinigi), nos arredores de Turim.

A Residência de Caça de Stupinigi é uma das perólas de Turim e faz parte do conjunto de Residências Reais do Piemonte, Patrimônio da Humanidade da Unesco. São bem 22 palácios e castelos, dos quais 11 situados no centro de Turim e os outros distribuídos ao redor da cidade. Por exemplo, um deles é Stupinigi.

A história da residência

Antes de mais nada, a Residência de Caça foi construída onde ficava um antigo castelo, o qual Emanuele Filiberto reivindicara como seu, depois de transferir a capital do Ducado de Saboia para Turim em 1562. Dessa forma, a área ao redor rapidamente se tornou um local preferido para as expedições reais de caça.

palacio de stupinigi em turim

 

Curiosidade: Imaginem que uma avenida, de quase 10km de comprimento em linha reta, liga o centro de Turim à Residência de Stupinigi, que fica no município de Nichelino. É incrível!

Em 1729, Vittorio Amedeo II contratou Filippo Juvarra para projetar uma nova casa de caça no lugar do antigo castelo e a primeira caçada formal ocorreu dois anos após o início das obras. Entre 1729 e 1754 surgiu então um palácio de 31 mil metros quadrados, rodeado por um grande jardim e cercado por muros. Sua planta tem a forma de X, cujos braços partem do saguão central em direção às áreas de caça.

Símbolo da Palazzina, o cervo de bronze de 1745 que simbolizava a função da residência. Ele foi produzido por Francesco Ladatte,  que também executou os valiosos castiçais do Salão de Honra. Nos últimos tempos, o cervo original, este da foto, posicionado na cúpula central, foi substituído por uma cópia e agora fica exposto dentro do palácio.

A residência e seus jardins continuaram a ser ampliados nos reinos sucessivos de Carlo Emanuele III e Vittorio Amedeo III. Além de ser usado como casa de caça, Stupinigi era frequentemente escolhida por membros da família real para celebrações e casamentos.

visitar stupinigi

A visita à Residência de Caça de Stupinigi

A visita ao palácio é um mergulho no rococó italiano, entre estuques dourados, afrescos, pinturas e móveis magníficos.

Há muitos quartos que podem ser admirados na visita, mas é o Salone, o coração da residência. Trata-se de um salão oval com varandas e teto abobadado. Este é decorado com afrescos que representam Diana, a deusa da caça. Além disso, bem 36 cabeças de cervo de madeira decoram as paredes do salão.

palacios reais turim
Dá para ter uma ideia da grandiosidade dele? O lustre, em vidro de Murano, foi comprado somente para o casamento da Rainha Margarida.

Os apartamentos e salas

O Apartamento Levante está ligado por uma galeria ao Apartamento do Rei, simétrico ao Apartamento da Rainha. São quartos cheios de afrescos, esculturas, baixos-relevos, estuques e pinturas.

palácio de stupinigi

Finamente decoradas são a Sala degli Scudieri, os apartamentos dos Duques, as capelas, os banheiros, incluindo o exótico Gabinete Chinês enriquecido com tapeçarias importadas da China. Além disso, também são lindas as salas de jantar e a sala de jogos.

O Gabinete Chinês

O tema da caça também é retomado nas decorações das outras salas do edifício, decoradas com móveis de estilo rococó suntuosos. Dentro da estrutura há também uma capela dedicada a Santo Huberto, o santo padroeiro dos caçadores, e uma galeria de retratos de alguns membros da família real dos Savoia.

Embora muitas salas estivessem fechadas para a restauração, minha visita durou cerca de 1h30. Vale a pena conhecer se você se interessa pela história dos Savoia, mas o lugar não chega aos pés daquela maravilha que é o Palácio de Venaria.

O parque e os bosques de Stupinigi

Infelizmente não pude visitar o parque, porque ele fica fechado no inverno. Certamente deve ser maravilhoso nos meses mais quentes.

Entretanto, os bosques ao redor do palácio são agora uma reserva ambiental. Lá os visitantes podem admirar espécies raras de plantas e animais selvagens locais, mas não caçá-los!

Apesar dos cervos, que eram abundantes na época dos Savoia, terem já desaparecido há mais de um século, a área ainda é povoada por esquilos, furões, raposas, doninhas, lebres e várias espécies de aves, incluindo a cegonha branca.

Informações práticas

A Residência de Caça de Stupinigi fica na Piazza Principe Amedeo, 7, em Nichelino, a 10km de Turim. Fica aberta de terça a sexta das 10 às 17h30. Aos sábados e domingos funciona das 10 às 18h30.

Ingressos:

  • Bilhete inteiro: 12 euros
  • Bilhete reduzido: 8 euros (maiores de 65 anos; estudantes universitários UE; menores de 18 anos)
  • Gratuito para crianças menores de 6 anos
  • Se você tiver o Piemonte Card a entrada é gratuita!

Cafés e Restaurantes

A poucos metros do Palácio há um famoso restaurante, padaria e uma lanchonete que serve ótimos sanduíches.

 

Como chegar à Residência de Caça de Stupinigi

De ônibus: É possível chegar à Palazzina di Caccia de ônibus, com a linha 41 a partir da estação FS Lingotto.

De carro: Se você for de carro, há muitas áreas de estacionamento ao longo da avenida que vai até o Palácio.

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.