6951522811_e75cca42f0_c

Você conhece o chinotto?

Você deve estar se perguntando o que é chinotto… Tenho certeza de que você nunca o provou!

Este pequeno citrino de cor amarela ou laranja é uma fruta típica da Itália, um dos símbolos da Ligúria em geral e da cidade de Savona em particular. O nome científico é Citrus myrtifolia e em português a fruta se chama “laranja murta de folhas“.

São frutas do tamanho de uma bola de golfe, que encontramos em toda a Itália, mas principalmente na Ligúria. Embora sejam bem amargas, são menos azedas do que limões e limas. A árvore é pequena e de fácil cultivo.

planta de chinotto
um pé de chinotto

Um pouco de história

Por volta de 1500, um viajante aventureiro de Savona chegou em casa depois de uma viagem pela China, carregando uma muda de árvore de chinotto em sua bagagem. Logo se descobriu que o litoral da Ligúria era ideal para o cultivo da planta. Desde então, as árvores crescem e florescem em toda a região, mas principalmente na província de Savona. Uma visão bonita, principalmente por causa das muitas frutas e flores que as árvores carregam. Elas ficam mais bonita ainda especialmente nos meses de março e abril, quando as árvores estão florescendo.

Apesar de sua rica história, os frutos caíram no esquecimento: a partir dos anos cinquenta do século passado, a produção quase desapareceu completamente, restando apenas 50 árvores em 2004. Naquele ano, o chinotto foi salvo do desaparecimento ao se tornar parte do Slow Food.

O que é chinotto e como se usa

Se você se deparar com uma árvore de chinotto e colher uma fruta, é melhor não dar uma mordida nela. A fruta em si não é comestível e precisa de um certo processamento.

Uma coisa é certa: o chinotto é algo que você ama ou odeia. O sabor é muito amargo e não é para todos.

Preserva-se os frutos, por exemplo, com álcool. Além disso, eles são usados ​​para fazer todos os tipos de produtos, como marmeladas, mel, frutas cristalizadas e até refrigerantes. Para que tenha uma ideia, o refri de chinotto parece com a coca-cola, só que é amargo!

Refrigerante de chinotto
Refrigerante de chinotto

O chinotto também é usado em algumas bebidas alcoólicas, provavelmente incluindo o Campari. Quem quiser um pouco mais firme pode optar por uma cerveja chinotto.

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.